Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Victória Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29980
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_f609befb0d02a5c2e51667a71bddb12f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29980
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pimenta, Victória BarrosLesses, Olinda Maria GomesPIMENTA, Victória Barros. Marketing societal: estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29980Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.Este trabalho apresenta uma análise sobre a relação da sustentabilidade e consumo consciente com as estratégias de marketing. Neste projeto visamos analisar se há indícios de que as estratégias de Marketing Societal são demandas existentes no processo de aquisição de bens e serviços dos consumidores Brasileiros. A importância do estudo é respaldada no aumento da relevância do tema economia sustentável na sociedade e consequentemente em como as empresas precisam se adaptar aderindo a valores e práticas socialmente responsáveis. Nos debruçamos, por meio de estudo qualitativo, sobre a análise documental de relatórios de pesquisas sobre o comportamento do consumidor perante questões de sustentabilidade. Por meio do confronto dos dados levantados, com a teoria dos estudiosos da área, percebemos o crescimento da exigência dos consumidores para que as empresas adotem práticas socialmente responsáveis. Entretanto, não podemos considerar esse comportamento como presente em toda população brasileira. Assim, fica como recomendação para trabalhos futuros o acompanhamento periódico das mudanças sociais para averiguar se essa tendência de comportamento sustentável continuará relevante, além de estudar se a pandemia do coronavírus gerou impacto no processo de consumo sustentável.Submitted by Vanessa Guedes (vanessa.guedes646@gmail.com) on 2022-02-18T20:53:15Z No. of bitstreams: 1 2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf: 984980 bytes, checksum: 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2022-02-21T21:36:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf: 984980 bytes, checksum: 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T21:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf: 984980 bytes, checksum: 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing societalSustentabilidadeMarketing - estratégiasSustentabilidade empresarialMarketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-21T21:36:19Z2022-02-21T21:36:19Z2021-10-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdfapplication/pdf984980http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/1/2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7MD5110483/299802022-02-21 18:36:19.517oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T21:36:19Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
title Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
spellingShingle Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
Pimenta, Victória Barros
Marketing societal
Sustentabilidade
Marketing - estratégias
Sustentabilidade empresarial
title_short Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
title_full Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
title_fullStr Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
title_full_unstemmed Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
title_sort Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
author Pimenta, Victória Barros
author_facet Pimenta, Victória Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Victória Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
contributor_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing societal
Sustentabilidade
Marketing - estratégias
Sustentabilidade empresarial
topic Marketing societal
Sustentabilidade
Marketing - estratégias
Sustentabilidade empresarial
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T21:36:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T21:36:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTA, Victória Barros. Marketing societal: estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29980
identifier_str_mv PIMENTA, Victória Barros. Marketing societal: estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/1/2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908069814370304