A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27609 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020 |
id |
UNB-2_f668a601c60850172c3744b0806011bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27609 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Costa Júnior, Antônio João de CastroFarias, Josivania SilvaCodá, Renato CalhauCOSTA JÚNIOR, Antônio João de Castro. A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27609Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020Atualmente, o comércio online está crescendo em ritmo acelerado, em conjunto com os produtos inteiramente digitais, denominados infoprodutos. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar a influência da confiança na internet e na marca e da satisfação do cliente com a compra online no processo de compra de infoprodutos por consumidores brasileiros. A pesquisa foi realizada com 284 pessoas com média de idade de 26,19 anos (DP = 8,6). Foi realizada a análise fatorial exploratória, assim como a regressão linear múltipla para testar o modelo de predição proposto. Os resultados demonstraram que apenas a confiança na marca (β = 0,50, p < 0,05) e a satisfação em comprar online (β = 0,24, p < 0,05) apresentaram um poder de predição significativo em relação ao processo de compra (38,5%; p < 0,05). Os resultados contribuem para uma melhor compreensão sobre a influência dessas variáveis no processo de compra de infoprodutos no Brasil.Submitted by Talles Brendo (170156583@aluno.unb.br) on 2021-05-24T13:54:10Z No. of bitstreams: 1 2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdf: 2093523 bytes, checksum: 9fa41edd4b4abf0bdda9ebab1b3ba47f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-05-25T16:49:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdf: 2093523 bytes, checksum: 9fa41edd4b4abf0bdda9ebab1b3ba47f (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-25T16:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdf: 2093523 bytes, checksum: 9fa41edd4b4abf0bdda9ebab1b3ba47f (MD5)Currently, online commerce is growing at a fast pace, together with entirely digital products, called infoproducts. Therefore, the objective of this study was to verify the influence of trust on the internet and on the brand and customer satisfaction with online shopping in the process of purchasing infoproducts by Brazilian consumers. The research was carried out with 284 people with an average age of 26.19 years (SD = 8.6). Exploratory factor analysis was performed, as well as multiple linear regression to test the proposed prediction model. The results showed that only confidence in the brand (β = 0.50, p <0.05) and satisfaction in buying online (β = 0.24, p <0.05) had a significant predictive power in relation to the purchase process (38.5%; p <0.05). The results contribute to a better understanding of the influence of these variables in the purchase of infoproducts in Brazil.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessComércio eletrônicoCompra onlineSatisfação do consumidorConsumidores - comportamento de compraA influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-05-25T16:49:24Z2021-05-25T16:49:24Z2020porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27609/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdf2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdfapplication/pdf2093523http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27609/1/2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdf9fa41edd4b4abf0bdda9ebab1b3ba47fMD5110483/276092021-05-25 13:49:24.654oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-25T16:49:24Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
title |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
spellingShingle |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos Costa Júnior, Antônio João de Castro Comércio eletrônico Compra online Satisfação do consumidor Consumidores - comportamento de compra |
title_short |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
title_full |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
title_fullStr |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
title_full_unstemmed |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
title_sort |
A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos |
author |
Costa Júnior, Antônio João de Castro |
author_facet |
Costa Júnior, Antônio João de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Farias, Josivania Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Júnior, Antônio João de Castro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Codá, Renato Calhau |
contributor_str_mv |
Codá, Renato Calhau |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Compra online Satisfação do consumidor Consumidores - comportamento de compra |
topic |
Comércio eletrônico Compra online Satisfação do consumidor Consumidores - comportamento de compra |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-25T16:49:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-25T16:49:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA JÚNIOR, Antônio João de Castro. A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27609 |
identifier_str_mv |
COSTA JÚNIOR, Antônio João de Castro. A influência da satisfação, da confiança na internet e na marca no processo de compra de consumidores de infoprodutos. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27609/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27609/1/2020_AntonioJoaoDeCastroCostaJunior_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 9fa41edd4b4abf0bdda9ebab1b3ba47f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1824051163981414400 |