Qualidade de vida no trabalho : diagnóstico em agência do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Alexandre Augusto Jansen Loureiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2005
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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spelling Osório, Alexandre Augusto Jansen LoureiroFerreira, Rodrigo RezendeOSÓRIO, Alexandre Augusto Jansen Loureiro. Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico em agência do Banco do Brasil. 2011. 57 f. il., Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2005Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Este trabalho propôs-se a identificar os fatores positivos e negativos que impactam a QVT de trabalhadores de uma agência do Banco do Brasil. Retomando a literatura disponível, percebeu-se que a grande maioria dos estudos em QVT possui um viés assistencialista e compensatório dos desgastes do trabalhador no contexto laboral. Neste estudo utilizou-se como referência a abordagem preventiva de QVT, alternativa à visão hegemônica do assunto, que visa, em última instância, agir nos fatores de bem-estar e mal-estar presentes no contexto de trabalho. Nesta perspectiva, portanto, a variável de ajuste é, principalmente, o contexto de trabalho e não o trabalhador. O estudo é de natureza descritiva e exploratória e sua abordagem é mista (quantitativa e qualitativa). Foi utilizado como instrumento de pesquisa o IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), ferramenta capaz de mesurar a QVT de acordo com as cinco dimensões propostas pela abordagem preventiva: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socio-Profissionais, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho-Vida Social. Participaram do estudo todos os 19 funcionários e 2 estagiários de uma agência do Banco do Brasil. Após a análise dos dados obtidos, pôde-se estabelecer um diagnóstico detalhado sobre a percepção de QVT na agência. Os resultados contribuem para um melhor entendimento de QVT no ambiente estudado, servem de insumo para a implantação de ações voltadas a este e outros temas de gestão de pessoas, aumenta o conhecimento existente acerca do assunto no contexto bancário, além de contribuir para a consolidação da abordagem preventiva de QVT.Submitted by Gabriela Rodrigues (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-09-20T13:37:50Z No. of bitstreams: 1 2011_AlexandreAugustoJansenLoureiroOsório.pdf: 1180742 bytes, checksum: 077aa053aa49c03ef88fcd029ca0fbff (MD5)Approved for entry into archive by LUCIANA s(lucianasetubal@bce.unb.br) on 2011-09-20T14:12:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AlexandreAugustoJansenLoureiroOsório.pdf: 1180742 bytes, checksum: 077aa053aa49c03ef88fcd029ca0fbff (MD5)Made available in DSpace on 2011-09-20T14:12:29Z (GMT). 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