Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1126
http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
id UNB-2_f87eb9f21f02eaf5d658882d0367d06f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1126
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Almeida, Maria Nathalia de Brito CoelhoFrança, Olga EurípedesALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1126http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.Esta pesquisa apresenta uma proposta para o atendimento ao cliente de saúde idoso de Macapá-AP. Observando a tendência mundial de prestar um serviço de saúde mais acolhedor e humanizado, analisa as propostas da hotelaria hospitalar que consiste em um avanço na hospitalidade e humanização no atendimento e assistência hospitalar. Tal avanço resulta de alterações no comportamento social e cultural que geram novas necessidades como a que se pretende com a pesquisa, de assegurar os direitos dos idosos em relação à excelência nos serviços médicohospitalares. Após a análise conceitual dos temas como hotelaria hospitalar, hospitalidade, ambiência, humanização, saúde do idoso e aspectos culturais do Estado do Amapá foram identificadas formas de adequar uma ala clínica para atendimento compatível com as necessidades dos idosos da Capital do Amapá. A proposta apresentada engloba o compromisso de amenizar os sentimentos negativos que os clientes de saúde idosos e seus acompanhantes possam ter, oferecendo conforto, segurança e bem-estar aos envolvidos. Adota a filosofia de acolher o cliente como uma pessoa que traz hábitos e um jeito próprio no momento de sua internação. Este estudo desenvolveu-se através de uma pesquisa exploratória e bibliográfica e, baseou-se também, na experiência e conhecimento da pesquisadora acerca da realidade dos hospitais de Macapá-AP.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-07-20T18:33:32Z No. of bitstreams: 1 2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf: 328927 bytes, checksum: b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-09-24T14:47:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf: 328927 bytes, checksum: b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b (MD5)Made available in DSpace on 2010-09-24T14:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf: 328927 bytes, checksum: b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b (MD5)This research presents a proposal for the care of the elderly health care client of the city of Macapá. Noting the global trend of providing a health service more friendly and humane, it is reviewing proposals from hospital catering that consists in an advance in the hospitality and humanization in health care and hospital care. This advancement is a result of changes in social and cultural behavior that created new needs as the one intended in the research, to ensure the rights of elderly people relative to excellence in medical and hospital services. After the conceptual analysis of issues such as hospital catering, hospitality, environment, medical health of the elderly and cultural aspects of the State of Amapá were identified ways of adjusting a medical ward for treatment consistent with the needs of the elderly of the capitol of the state of Amapá. The proposal includes a commitment to alleviate the negative feelings that the elderly health care clients and their companions may have, offering comfort, safety and welfare for those involved in the process. It adopts the philosophy of accommodating the client as a person who brings habits and their own way at the time of the admission. This study was developed through an exploratory research and literature and it was also based on experience and knowledge of the researcher about the reality of hospitals of the city of Macapá.Humanização dos serviços de saúdeHospitalidadeHotelaria hospitalarIdosos - saúdeHotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-09-24T14:47:26Z2010-09-24T14:47:26Z2010-09-24T14:47:26Z2009-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdfapplication/pdf328927http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/1/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdfb4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/2/license.txt6ef3e7db453961fa467ad95079486ee2MD52TEXT2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txt2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txttext/plain98125http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/3/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txt5f4c7a4ff6e9c4761d9f0b434bdbaa4dMD5310483/11262021-08-08 10:57:39.289oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-08T13:57:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
title Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
spellingShingle Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho
Humanização dos serviços de saúde
Hospitalidade
Hotelaria hospitalar
Idosos - saúde
title_short Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
title_full Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
title_fullStr Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
title_full_unstemmed Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
title_sort Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
author Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho
author_facet Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Olga Eurípedes
contributor_str_mv França, Olga Eurípedes
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Humanização dos serviços de saúde
Hospitalidade
Hotelaria hospitalar
Idosos - saúde
topic Humanização dos serviços de saúde
Hospitalidade
Hotelaria hospitalar
Idosos - saúde
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-24T14:47:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-24T14:47:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-24T14:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1126
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126
identifier_str_mv ALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1126
http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/1/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/3/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b
6ef3e7db453961fa467ad95079486ee2
5f4c7a4ff6e9c4761d9f0b434bdbaa4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907732255735808