Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1126 http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
id |
UNB-2_f87eb9f21f02eaf5d658882d0367d06f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1126 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Almeida, Maria Nathalia de Brito CoelhoFrança, Olga EurípedesALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1126http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.Esta pesquisa apresenta uma proposta para o atendimento ao cliente de saúde idoso de Macapá-AP. Observando a tendência mundial de prestar um serviço de saúde mais acolhedor e humanizado, analisa as propostas da hotelaria hospitalar que consiste em um avanço na hospitalidade e humanização no atendimento e assistência hospitalar. Tal avanço resulta de alterações no comportamento social e cultural que geram novas necessidades como a que se pretende com a pesquisa, de assegurar os direitos dos idosos em relação à excelência nos serviços médicohospitalares. Após a análise conceitual dos temas como hotelaria hospitalar, hospitalidade, ambiência, humanização, saúde do idoso e aspectos culturais do Estado do Amapá foram identificadas formas de adequar uma ala clínica para atendimento compatível com as necessidades dos idosos da Capital do Amapá. A proposta apresentada engloba o compromisso de amenizar os sentimentos negativos que os clientes de saúde idosos e seus acompanhantes possam ter, oferecendo conforto, segurança e bem-estar aos envolvidos. Adota a filosofia de acolher o cliente como uma pessoa que traz hábitos e um jeito próprio no momento de sua internação. Este estudo desenvolveu-se através de uma pesquisa exploratória e bibliográfica e, baseou-se também, na experiência e conhecimento da pesquisadora acerca da realidade dos hospitais de Macapá-AP.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-07-20T18:33:32Z No. of bitstreams: 1 2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf: 328927 bytes, checksum: b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-09-24T14:47:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf: 328927 bytes, checksum: b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b (MD5)Made available in DSpace on 2010-09-24T14:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf: 328927 bytes, checksum: b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b (MD5)This research presents a proposal for the care of the elderly health care client of the city of Macapá. Noting the global trend of providing a health service more friendly and humane, it is reviewing proposals from hospital catering that consists in an advance in the hospitality and humanization in health care and hospital care. This advancement is a result of changes in social and cultural behavior that created new needs as the one intended in the research, to ensure the rights of elderly people relative to excellence in medical and hospital services. After the conceptual analysis of issues such as hospital catering, hospitality, environment, medical health of the elderly and cultural aspects of the State of Amapá were identified ways of adjusting a medical ward for treatment consistent with the needs of the elderly of the capitol of the state of Amapá. The proposal includes a commitment to alleviate the negative feelings that the elderly health care clients and their companions may have, offering comfort, safety and welfare for those involved in the process. It adopts the philosophy of accommodating the client as a person who brings habits and their own way at the time of the admission. This study was developed through an exploratory research and literature and it was also based on experience and knowledge of the researcher about the reality of hospitals of the city of Macapá.Humanização dos serviços de saúdeHospitalidadeHotelaria hospitalarIdosos - saúdeHotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-09-24T14:47:26Z2010-09-24T14:47:26Z2010-09-24T14:47:26Z2009-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdfapplication/pdf328927http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/1/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdfb4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/2/license.txt6ef3e7db453961fa467ad95079486ee2MD52TEXT2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txt2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txttext/plain98125http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/3/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txt5f4c7a4ff6e9c4761d9f0b434bdbaa4dMD5310483/11262021-08-08 10:57:39.289oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-08T13:57:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
title |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
spellingShingle |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho Humanização dos serviços de saúde Hospitalidade Hotelaria hospitalar Idosos - saúde |
title_short |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
title_full |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
title_fullStr |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
title_full_unstemmed |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
title_sort |
Hotelaria hospitalar : cultura e hospitalidade no atendimento a idosos |
author |
Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho |
author_facet |
Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Nathalia de Brito Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França, Olga Eurípedes |
contributor_str_mv |
França, Olga Eurípedes |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Humanização dos serviços de saúde Hospitalidade Hotelaria hospitalar Idosos - saúde |
topic |
Humanização dos serviços de saúde Hospitalidade Hotelaria hospitalar Idosos - saúde |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-24T14:47:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-09-24T14:47:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-24T14:47:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1126 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Maria Nathalia de Brito Coelho. Hotelaria hospitalar: cultura e hospitalidade no atendimento a idosos. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1126 http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/1/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1126/3/2009_MariaNathaliaBritoCoelhoAlmeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4eb6e9e9083bca6c5254abe1252810b 6ef3e7db453961fa467ad95079486ee2 5f4c7a4ff6e9c4761d9f0b434bdbaa4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907732255735808 |