Filmes de dança : uma análise das cenas coreografadas
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11858 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2015. |
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Carrijo, Marina VilelaSilva, Gustavo de Castro eCARRIJO, Marina Vilela. Filmes de dança: uma análise das cenas coreografadas. 2015. 100 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11858Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2015.A dança, por meio do cinema, encontrou um novo caminho de representação expressiva. O estilos de dança do balé e do sapateado são apresentados a partir da simbologia de seus movimentos, através da compreensão do corpo como meio de comunicação. A motivação para a presença da dança nos filmes, bem como o estilo de filmagem e montagem adotados para as cenas coreografadas tornaram-se o recorte do estudo, com objetivo específico de encontrar e dimensionar o poder expressivo que essas possuem nos filmes. Para tal objetivo, fez-se necessário o estudo de três filmes específicos de dança, do período atual, a partir da metodologia de análise fílmica icônica: O Sol da Meia-Noite, Sob a Luz da Fama e Billy Elliot. Os resultados das análises apresentam o registro, a espetacularização e a expressividade poética como três principais vias escolhidas pelos diretores no momento de inserir a dança em seus filmes. No processo histórico evolutivo, a influência das linguagens cinematográfica e coreográfica dos primeiros filmes de dança sobre os atuais mostra-se, ainda, pouco consistente. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThrought cinema, the dance found a new path for expressive representation. Both ballet and tap dance are presented from the symbolism of their movements, by understanding the body as a communication MEIO. The motivation for dance to maintain its presence in movies, as well as the filming and editing styles adopted in coreographed scenes, become the clipping of the study, with a specific goal of finding and scale their expressive power. For this purpose, it was necessary a study of three specific current dance movies, from the iconic film analysis methodology: White Nights, Center Stage and Billy Elliot. The results show registry, spectacularization and poetic expressiveness as the three main roads chosen by the directors at the time of entering the dance in their films. In the evolutionary historical process the influence of the first movies cinematic and coreographic languages upon current ones is stiil weak.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-30T16:26:44Z No. of bitstreams: 1 2015_MarinaVilelaCarrijo.pdf: 39676423 bytes, checksum: 25916323f373e78e1eff80e9db5083c6 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-02-05T10:34:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MarinaVilelaCarrijo.pdf: 39676423 bytes, checksum: 25916323f373e78e1eff80e9db5083c6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-05T10:34:04Z (GMT). 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