Marketing de relacionamento da Gol e da Tam com seus passageiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/764 http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.764 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
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Silva, Juliana Cristina daFiuza, Gisela DemoSILVA, Juliana Cristina da. Marketing de relacionamento da Gol e da Tam com seus passageiros. 2009. 87 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/764http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.764Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas estão buscando investir em novas estratégias de negócios, redefinindo o conceito de marketing e mudando seu posicionamento para obter vantagem competitiva. Uma dessas estratégias é o marketing de relacionamento, com o objetivo de fidelizar clientes estratégicos. Um contexto especialmente competitivo é o das companhias aéreas que devem primar pela fidelização de seus clientes, como é o caso da GOL e da TAM que dominam aproximadamente 90% do mercado nacional. Neste sentido, este trabalho tece como objetivo avaliar o relacionamento entre as empresas GOL e TAM e seus clientes, realizando um diagnóstico, com pontos positivos e negativos, que subsidie a implementação de um plano de melhoria por parte destas duas companhias aéreas, no intuito de otimizar seu relacionamento com seus clientes. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo quantitativa e explicativa com uma amostra de 109 clientes das duas companhias. Os dados obtidos nesta pesquisa foram analisados por recursos da estatística descritiva, a saber, desvio-padrão, média, frequência e cruzamento de variáveis. Os resultados desta pesquisa demonstraram que as duas empresas possuem aspectos positivos e negativos e, numa escala de 1 a 5, a média de satisfação geral com a as empresas foi em torno de 3,5 sinalizando pouca satisfação. Em outras palavras, há muito que melhorar no relacionamento destas empresas com seus clientes.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2009-11-24T17:48:59Z No. of bitstreams: 1 2009_JulianaCristinaSilva.pdf: 1202022 bytes, checksum: 0bc3d1f8b6afa188770fac0112dd5546 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-11-25T18:11:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_JulianaCristinaSilva.pdf: 1202022 bytes, checksum: 0bc3d1f8b6afa188770fac0112dd5546 (MD5)Made available in DSpace on 2009-11-25T18:11:05Z (GMT). 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