Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/8877 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual, 2014. |
id |
UNB-2_fe0f74cec0c32af43038a183eb1b783b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/8877 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Conde, Iasmim OliveiraSantos, Cyntia Carla CunhaGarrossini, Daniela FávaroCONDE, Iasmim Oliveira. Incorporados: maquiagem corporal em pessoas tatuadas. 2014. 126 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8877Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual, 2014.O presente projeto tem como objetivo explorar as possibilidades artísticas e expressivas da tatuagem, propondo essa categoria de criação como uma forma de arte. Pretende também demonstrar que existem áreas de intersecção entre a arte e o design, experimentando um processo com métodos do design obtendo um resultado com finalidades artísticas. Para atingir tal objetivo, escolheu-se como meio de expressão a maquiagem corporal e a fotografia. Foram desenvolvidas e executadas três maquiagens corporais, inspiradas simbólica e esteticamente nas tatuagens presentes nas modelos, que foram registradas em ensaios fotográficos, onde a locação, os objetos de cena, as poses e a movimentação das modelos convergem para maximizar a expressão dos conceitos principais das maquiagens. Como resultado, observou-se que a maquiagem corporal em pessoas tatuadas, aliada à técnica da fotografia, corresponde a uma forma de representação artística com amplas possibilidades de expressão. Em seu conjunto a técnica permite a expressão do artista maquiador/fotógrafo e também uma experiência memorável para as modelos. O conjunto de técnicas tem potencial para emprego nas atividades cênica, circense, cinematográfica e do espetáculo, em geral, além da publicidade e do desenvolvimento de diversos produtos como desdobramento. A técnica também pode ser utilizada para desmistificar preconceitos que recaem sobre as pessoas tatuadas, auxiliando na compreensão, por parte da sociedade, do valor artístico da tatuagem e do rigoroso processo de design que a acompanha, bem como de seu valor como forma de expressão da identidade do indivíduo, auxiliando na quebra de tabus que ainda envolvem essa forma de arte. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis project aims to explore the tattoo’s artistic and expressive possibilities, suggesting this creative category as a form of art. It intends as well to present some areas that intersect between art and design, exploring a process that has design’s methods and outcomes with artistic and purposes. In order to achieve this goal, the body painting and the photography have been chosen as expression methods. Three body paintings, in three tattooed models were designed and executed, inspired symbolically and aesthetically by their tattoos, and photo shoots were held, in which location, props, and model’s poses and movements converge to maximize the expression of the main body painting’s concepts. As a conclusion, photography and body painting in tattooed people combined appear to be an artistic form with wide possibilities of expression. This technique allows the make-up artist/photographer’s expression and also the individual expression of the tattooed person. It can develop to the markets of performing arts, circus, movies and spectacles, besides advertising and development of various other products derived from it. It can also be a useful tool in the demystification of the tattooed people, helping society in the comprehension of the artistic value of tattoo and the rigorous design process that accompanies it, and also its value as a form of expression by the tattooed person, and helping in breaking the taboos still regarding this type of art.Submitted by Laura Maria da Conceição Neta (laurinha.to@gmail.com) on 2014-10-30T18:53:59Z No. of bitstreams: 1 2014_IasmimOliveiraConde.pdf: 10027993 bytes, checksum: 1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-11-03T17:07:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_IasmimOliveiraConde.pdf: 10027993 bytes, checksum: 1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-03T17:07:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_IasmimOliveiraConde.pdf: 10027993 bytes, checksum: 1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0 (MD5)FotografiaMaquiagem corporalTatuagemIncorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-11-03T17:07:18Z2014-11-03T17:07:18Z2014-11-03T17:07:18Z2014-07-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_IasmimOliveiraConde.pdf2014_IasmimOliveiraConde.pdfapplication/pdf10027993http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/1/2014_IasmimOliveiraConde.pdf1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1866http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/5/license.txt0cff741365d6297481aa780258d7bc84MD5510483/88772014-11-03 15:07:18.733oai:bdm.unb.br:10483/8877TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExhdXJhICBNYXJpYSBkYSBDb25jZWnDp8OjbyBOZXRhIChsYXVyaW5oYS50b0BnbWFpbC5jb20pIG9uIDIwMTQtMTAtMzBUMTg6NTM6NTVaIChHTVQpOgoKw4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYQpsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0KY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkZTogYmRtQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzEwNy0yNjg3LgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-11-03T17:07:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
title |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
spellingShingle |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas Conde, Iasmim Oliveira Fotografia Maquiagem corporal Tatuagem |
title_short |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
title_full |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
title_fullStr |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
title_full_unstemmed |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
title_sort |
Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas |
author |
Conde, Iasmim Oliveira |
author_facet |
Conde, Iasmim Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Santos, Cyntia Carla Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conde, Iasmim Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garrossini, Daniela Fávaro |
contributor_str_mv |
Garrossini, Daniela Fávaro |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Fotografia Maquiagem corporal Tatuagem |
topic |
Fotografia Maquiagem corporal Tatuagem |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-03T17:07:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-11-03T17:07:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-03T17:07:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CONDE, Iasmim Oliveira. Incorporados: maquiagem corporal em pessoas tatuadas. 2014. 126 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/8877 |
identifier_str_mv |
CONDE, Iasmim Oliveira. Incorporados: maquiagem corporal em pessoas tatuadas. 2014. 126 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/8877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/1/2014_IasmimOliveiraConde.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8877/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 0cff741365d6297481aa780258d7bc84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907825563271168 |