Incorporados : maquiagem corporal em pessoas tatuadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Iasmim Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/8877
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual, 2014.
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spelling Conde, Iasmim OliveiraSantos, Cyntia Carla CunhaGarrossini, Daniela FávaroCONDE, Iasmim Oliveira. Incorporados: maquiagem corporal em pessoas tatuadas. 2014. 126 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8877Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual, 2014.O presente projeto tem como objetivo explorar as possibilidades artísticas e expressivas da tatuagem, propondo essa categoria de criação como uma forma de arte. Pretende também demonstrar que existem áreas de intersecção entre a arte e o design, experimentando um processo com métodos do design obtendo um resultado com finalidades artísticas. Para atingir tal objetivo, escolheu-se como meio de expressão a maquiagem corporal e a fotografia. Foram desenvolvidas e executadas três maquiagens corporais, inspiradas simbólica e esteticamente nas tatuagens presentes nas modelos, que foram registradas em ensaios fotográficos, onde a locação, os objetos de cena, as poses e a movimentação das modelos convergem para maximizar a expressão dos conceitos principais das maquiagens. Como resultado, observou-se que a maquiagem corporal em pessoas tatuadas, aliada à técnica da fotografia, corresponde a uma forma de representação artística com amplas possibilidades de expressão. Em seu conjunto a técnica permite a expressão do artista maquiador/fotógrafo e também uma experiência memorável para as modelos. O conjunto de técnicas tem potencial para emprego nas atividades cênica, circense, cinematográfica e do espetáculo, em geral, além da publicidade e do desenvolvimento de diversos produtos como desdobramento. A técnica também pode ser utilizada para desmistificar preconceitos que recaem sobre as pessoas tatuadas, auxiliando na compreensão, por parte da sociedade, do valor artístico da tatuagem e do rigoroso processo de design que a acompanha, bem como de seu valor como forma de expressão da identidade do indivíduo, auxiliando na quebra de tabus que ainda envolvem essa forma de arte. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis project aims to explore the tattoo’s artistic and expressive possibilities, suggesting this creative category as a form of art. It intends as well to present some areas that intersect between art and design, exploring a process that has design’s methods and outcomes with artistic and purposes. In order to achieve this goal, the body painting and the photography have been chosen as expression methods. Three body paintings, in three tattooed models were designed and executed, inspired symbolically and aesthetically by their tattoos, and photo shoots were held, in which location, props, and model’s poses and movements converge to maximize the expression of the main body painting’s concepts. As a conclusion, photography and body painting in tattooed people combined appear to be an artistic form with wide possibilities of expression. This technique allows the make-up artist/photographer’s expression and also the individual expression of the tattooed person. It can develop to the markets of performing arts, circus, movies and spectacles, besides advertising and development of various other products derived from it. It can also be a useful tool in the demystification of the tattooed people, helping society in the comprehension of the artistic value of tattoo and the rigorous design process that accompanies it, and also its value as a form of expression by the tattooed person, and helping in breaking the taboos still regarding this type of art.Submitted by Laura Maria da Conceição Neta (laurinha.to@gmail.com) on 2014-10-30T18:53:59Z No. of bitstreams: 1 2014_IasmimOliveiraConde.pdf: 10027993 bytes, checksum: 1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-11-03T17:07:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_IasmimOliveiraConde.pdf: 10027993 bytes, checksum: 1310b50b894780f4bf2b18300212c0a0 (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-03T17:07:18Z (GMT). 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