Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1579 http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007. |
id |
UNB-2_fe82f6b1e3d2c8408bb476a3cdab35fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1579 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Araújo, Marcos Alberto Andrade deBezerra, Ricardo Sérgio MaiaSant'Anna, José AlexARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/1579http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.A presente monografia é parte dos requisitos necessários á obtenção do grau de Especialista em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília – DF, Brasil. Esta pesquisa aborda a “Redução dos Acidentes Aeronáuticos no Brasil ocasionados por Fenômenos Meteorológicos” e inicialmente descreve a importância do transporte aéreo e o problema de se aprimorar o conhecimento sobre as condições meteorológicas perigosas que afetam a segurança e economia do vôo das aeronaves. Ademais, o foco deste estudo é saber o por quê do percentual de cerca de 23% do numero de acidentes aeronáuticos, manter-se aproximadamente, constante; da década de setenta até os anos de 2006, apesar da diminuição do percentual de acidentes aéreos no Brasil e do desenvolvimento aeronáutico. A pesquisa retrata um breve histórico e evolução da aviação aérea no mundo e no Brasil, cita os conceitos de acidentes e incidentes aeronáuticos, segundo as normas da Organização de Aviação Civil Internacional – OACI e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA do Comando da Aeronáutica e Ministério da Defesa, e relata sobre o maior acidente aeronáutico no mundo, em numero de perdas humanas, o de Tenerife – Ilhas Canárias – Leste da África e no Brasil outro que foi destaque de jornais, ocorrido no estado de São Paulo, o do grupo musical Mamonas Assassinas. O estudo relata os principais fenômenos meteorológicos que afetam a segurança do transporte aéreo e como esses fenômenos são previstos pelos Centros Meteorológico Mundiais e Regional no Brasil e como esta informação fica disponível ao piloto. Finalmente, esta pesquisa concluiu que, dentre outras, a informação meteorológica aeronáutica, tais como as imagens obtidas por RADAR e por satélite meteorológico precisam ser disponibilizadas ao piloto em tempo real, mediante o desenvolvimento de sistemas aeronáuticos, em especial nas fases de aproximação e pouso das aeronaves, e se aprimorar a previsão de trovoada para região do aeródromo. Tais ações poderão reduzir o percentual de acidentes aeronáuticos causados por fenômenos meteorológicos.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-14T20:47:27Z No. of bitstreams: 1 2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf: 346465 bytes, checksum: 3f133601149770cabc309f849414cabd (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-15T11:37:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf: 346465 bytes, checksum: 3f133601149770cabc309f849414cabd (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-15T11:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf: 346465 bytes, checksum: 3f133601149770cabc309f849414cabd (MD5)This study is a phase of requirements necessary to obtain of Specialized degree in Civil Aviation Manage in the University of Brasilia in Brazil. The research board the reduction of aeronautical accident by meteorological factors and in the first time, presents the air transport relevance and the necessity of improvement of the knowledge about meteorological conditions hazards to aviation. In addition, the research have the focus in this question: why the percentage number of 23% of the aeronautical accidents do not decrease, in spite of the total number of accidents having reduce in last decades, since 70’ years throughout 2006 year, in spite of the development of aviation. This study shows the history and evolution of aviation through the world and Brazil, and to report of concepts about incidents/accidents by International Civil Aviation Organization – ICAO and Air Space Department of Control - Brazil rules and register of the more important accident in the world in Canarias Islands in Tenerife – East Africa and another accident occurs in São Paulo – city in Brazil , with the rock band named Mamonas Assassinas, that have headlines in newspaper in that country. This research board the main meteorological systems that conditions hazards to aviation and with the World Area Forecast Centers to Aviation made forecast and vigilance about of this systems and the products to offers to pilot. Finally, the conclusion of this study is that, the meteorological information how RADAR and satellite imagery needs to show to pilot on board, in real time, trough aeronautics systems to development, in time of approach and landing phases of airplane, and improvement of forecast thunderstorm in the aerodrome region, for example the Nowcasting. This actions can will be reduce the percentage of aeronautical accidents come from of meteorological systems.Acidentes aéreosMeteorologia aeronáuticaPrevisão do tempoAeronáutica - medidas de segurançaRedução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-15T11:37:39Z2011-03-15T11:37:39Z2011-03-15T11:37:39Z2007-03-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf.txt2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf.txttext/plain105591http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/3/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf.txt43dc9fcdc3cc27f1fe2cbc6b07f6905fMD53ORIGINAL2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdfapplication/pdf346465http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/1/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf3f133601149770cabc309f849414cabdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/2/license.txt25d6af1a9f649cadd4d407fc3db49f1bMD5210483/15792021-05-25 21:00:32.708oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-26T00:00:32Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
title |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
spellingShingle |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos Araújo, Marcos Alberto Andrade de Acidentes aéreos Meteorologia aeronáutica Previsão do tempo Aeronáutica - medidas de segurança |
title_short |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
title_full |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
title_fullStr |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
title_full_unstemmed |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
title_sort |
Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos |
author |
Araújo, Marcos Alberto Andrade de |
author_facet |
Araújo, Marcos Alberto Andrade de Bezerra, Ricardo Sérgio Maia |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Ricardo Sérgio Maia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcos Alberto Andrade de Bezerra, Ricardo Sérgio Maia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Anna, José Alex |
contributor_str_mv |
Sant'Anna, José Alex |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Acidentes aéreos Meteorologia aeronáutica Previsão do tempo Aeronáutica - medidas de segurança |
topic |
Acidentes aéreos Meteorologia aeronáutica Previsão do tempo Aeronáutica - medidas de segurança |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-15T11:37:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-15T11:37:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-15T11:37:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1579 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1579 http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/3/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/1/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43dc9fcdc3cc27f1fe2cbc6b07f6905f 3f133601149770cabc309f849414cabd 25d6af1a9f649cadd4d407fc3db49f1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907738226327552 |