Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcos Alberto Andrade de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bezerra, Ricardo Sérgio Maia
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1579
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
id UNB-2_fe82f6b1e3d2c8408bb476a3cdab35fd
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1579
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Araújo, Marcos Alberto Andrade deBezerra, Ricardo Sérgio MaiaSant'Anna, José AlexARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/1579http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.A presente monografia é parte dos requisitos necessários á obtenção do grau de Especialista em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília – DF, Brasil. Esta pesquisa aborda a “Redução dos Acidentes Aeronáuticos no Brasil ocasionados por Fenômenos Meteorológicos” e inicialmente descreve a importância do transporte aéreo e o problema de se aprimorar o conhecimento sobre as condições meteorológicas perigosas que afetam a segurança e economia do vôo das aeronaves. Ademais, o foco deste estudo é saber o por quê do percentual de cerca de 23% do numero de acidentes aeronáuticos, manter-se aproximadamente, constante; da década de setenta até os anos de 2006, apesar da diminuição do percentual de acidentes aéreos no Brasil e do desenvolvimento aeronáutico. A pesquisa retrata um breve histórico e evolução da aviação aérea no mundo e no Brasil, cita os conceitos de acidentes e incidentes aeronáuticos, segundo as normas da Organização de Aviação Civil Internacional – OACI e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA do Comando da Aeronáutica e Ministério da Defesa, e relata sobre o maior acidente aeronáutico no mundo, em numero de perdas humanas, o de Tenerife – Ilhas Canárias – Leste da África e no Brasil outro que foi destaque de jornais, ocorrido no estado de São Paulo, o do grupo musical Mamonas Assassinas. O estudo relata os principais fenômenos meteorológicos que afetam a segurança do transporte aéreo e como esses fenômenos são previstos pelos Centros Meteorológico Mundiais e Regional no Brasil e como esta informação fica disponível ao piloto. Finalmente, esta pesquisa concluiu que, dentre outras, a informação meteorológica aeronáutica, tais como as imagens obtidas por RADAR e por satélite meteorológico precisam ser disponibilizadas ao piloto em tempo real, mediante o desenvolvimento de sistemas aeronáuticos, em especial nas fases de aproximação e pouso das aeronaves, e se aprimorar a previsão de trovoada para região do aeródromo. Tais ações poderão reduzir o percentual de acidentes aeronáuticos causados por fenômenos meteorológicos.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-14T20:47:27Z No. of bitstreams: 1 2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf: 346465 bytes, checksum: 3f133601149770cabc309f849414cabd (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-15T11:37:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf: 346465 bytes, checksum: 3f133601149770cabc309f849414cabd (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-15T11:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf: 346465 bytes, checksum: 3f133601149770cabc309f849414cabd (MD5)This study is a phase of requirements necessary to obtain of Specialized degree in Civil Aviation Manage in the University of Brasilia in Brazil. The research board the reduction of aeronautical accident by meteorological factors and in the first time, presents the air transport relevance and the necessity of improvement of the knowledge about meteorological conditions hazards to aviation. In addition, the research have the focus in this question: why the percentage number of 23% of the aeronautical accidents do not decrease, in spite of the total number of accidents having reduce in last decades, since 70’ years throughout 2006 year, in spite of the development of aviation. This study shows the history and evolution of aviation through the world and Brazil, and to report of concepts about incidents/accidents by International Civil Aviation Organization – ICAO and Air Space Department of Control - Brazil rules and register of the more important accident in the world in Canarias Islands in Tenerife – East Africa and another accident occurs in São Paulo – city in Brazil , with the rock band named Mamonas Assassinas, that have headlines in newspaper in that country. This research board the main meteorological systems that conditions hazards to aviation and with the World Area Forecast Centers to Aviation made forecast and vigilance about of this systems and the products to offers to pilot. Finally, the conclusion of this study is that, the meteorological information how RADAR and satellite imagery needs to show to pilot on board, in real time, trough aeronautics systems to development, in time of approach and landing phases of airplane, and improvement of forecast thunderstorm in the aerodrome region, for example the Nowcasting. This actions can will be reduce the percentage of aeronautical accidents come from of meteorological systems.Acidentes aéreosMeteorologia aeronáuticaPrevisão do tempoAeronáutica - medidas de segurançaRedução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-15T11:37:39Z2011-03-15T11:37:39Z2011-03-15T11:37:39Z2007-03-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf.txt2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf.txttext/plain105591http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/3/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf.txt43dc9fcdc3cc27f1fe2cbc6b07f6905fMD53ORIGINAL2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdf2007_MarcosAraújo_RicardoBezerra.pdfapplication/pdf346465http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/1/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf3f133601149770cabc309f849414cabdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/2/license.txt25d6af1a9f649cadd4d407fc3db49f1bMD5210483/15792021-05-25 21:00:32.708oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-26T00:00:32Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
title Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
spellingShingle Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
Araújo, Marcos Alberto Andrade de
Acidentes aéreos
Meteorologia aeronáutica
Previsão do tempo
Aeronáutica - medidas de segurança
title_short Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
title_full Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
title_fullStr Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
title_full_unstemmed Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
title_sort Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos
author Araújo, Marcos Alberto Andrade de
author_facet Araújo, Marcos Alberto Andrade de
Bezerra, Ricardo Sérgio Maia
author_role author
author2 Bezerra, Ricardo Sérgio Maia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcos Alberto Andrade de
Bezerra, Ricardo Sérgio Maia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Anna, José Alex
contributor_str_mv Sant'Anna, José Alex
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Acidentes aéreos
Meteorologia aeronáutica
Previsão do tempo
Aeronáutica - medidas de segurança
topic Acidentes aéreos
Meteorologia aeronáutica
Previsão do tempo
Aeronáutica - medidas de segurança
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-15T11:37:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-15T11:37:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-15T11:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1579
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579
identifier_str_mv ARAÚJO, Marcos Alberto Andrade de; BEZERRA, Ricardo Sérgio Maia. Redução dos acidentes aeronáuticos no Brasil ocasionados por fenômenos meteorológicos. 2007. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1579
http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/3/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/1/2007_MarcosAra%C3%BAjo_RicardoBezerra.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1579/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43dc9fcdc3cc27f1fe2cbc6b07f6905f
3f133601149770cabc309f849414cabd
25d6af1a9f649cadd4d407fc3db49f1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907738226327552