Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375 |
Resumo: | This paper is a result of a qualitative action research, which involved the development of an online preparatory course for the Speaking paper of the Celpe-Bras exam. The research question was: what are the contributions of the use of communicative speaking tasks in the preparation for the exam? Three Spanish-speaking students were participants in this study. Data were collected from the synchronous and asynchronous activities students engaged in while taking the course. Results indicate that many communicative functions elicited on the speaking paper of the Celpe-Bras exam were also observed on the tasks and interactions on the course. |
id |
UNB-30_08b75e237fb498dcdd84886b53fee580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23375 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-BrasOral proficiency assessmentCelpe-BrasPortuguese as second language teachingTechnologies in language teachingAvaliação de proficiência oralCelpe-BrasEnsino de PLETICs no ensino de línguasThis paper is a result of a qualitative action research, which involved the development of an online preparatory course for the Speaking paper of the Celpe-Bras exam. The research question was: what are the contributions of the use of communicative speaking tasks in the preparation for the exam? Three Spanish-speaking students were participants in this study. Data were collected from the synchronous and asynchronous activities students engaged in while taking the course. Results indicate that many communicative functions elicited on the speaking paper of the Celpe-Bras exam were also observed on the tasks and interactions on the course.Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação, que envolveu a elaboração e implementação de um curso preparatório para a Parte Oral do exame Celpe-Bras em contexto online. A pergunta que orienta este trabalho é quais são as contribuições do uso de tarefas comunicativas orais na preparação para o exame? Participaram do estudo três alunos hispanofalantes. Os dados foram coletados a partir de atividades síncronas e assíncronas realizadas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontaram que muitas funções comunicativas que são suscitadas na parte oral do Celpe-Bras apareceram também nas tarefas e interações durante o curso.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2337510.26512/rhla.v17i2.23375Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 17 No. 2 (2018)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 17 n. 2 (2018)2237-09511677-977010.26512/rhla.v17i2reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375/21872Copyright (c) 2018 Revista Horizontes de Linguistica Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessGabatteli, Ana LuizaAlmeida, Vanessa Borges de2019-07-19T12:25:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23375Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:25.059002Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
title |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
spellingShingle |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras Gabatteli, Ana Luiza Oral proficiency assessment Celpe-Bras Portuguese as second language teaching Technologies in language teaching Avaliação de proficiência oral Celpe-Bras Ensino de PLE TICs no ensino de línguas |
title_short |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
title_full |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
title_fullStr |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
title_full_unstemmed |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
title_sort |
Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras |
author |
Gabatteli, Ana Luiza |
author_facet |
Gabatteli, Ana Luiza Almeida, Vanessa Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Vanessa Borges de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabatteli, Ana Luiza Almeida, Vanessa Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oral proficiency assessment Celpe-Bras Portuguese as second language teaching Technologies in language teaching Avaliação de proficiência oral Celpe-Bras Ensino de PLE TICs no ensino de línguas |
topic |
Oral proficiency assessment Celpe-Bras Portuguese as second language teaching Technologies in language teaching Avaliação de proficiência oral Celpe-Bras Ensino de PLE TICs no ensino de línguas |
description |
This paper is a result of a qualitative action research, which involved the development of an online preparatory course for the Speaking paper of the Celpe-Bras exam. The research question was: what are the contributions of the use of communicative speaking tasks in the preparation for the exam? Three Spanish-speaking students were participants in this study. Data were collected from the synchronous and asynchronous activities students engaged in while taking the course. Results indicate that many communicative functions elicited on the speaking paper of the Celpe-Bras exam were also observed on the tasks and interactions on the course. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375 10.26512/rhla.v17i2.23375 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v17i2.23375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375/21872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 17 No. 2 (2018) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 17 n. 2 (2018) 2237-0951 1677-9770 10.26512/rhla.v17i2 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345433264128 |