Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabatteli, Ana Luiza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Vanessa Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375
Resumo: This paper is a result of a qualitative action research, which involved the development of an online preparatory course for the Speaking paper of the Celpe-Bras exam. The research question was: what are the contributions of the use of communicative speaking tasks in the preparation for the exam? Three Spanish-speaking students were participants in this study. Data were collected from the synchronous and asynchronous activities students engaged in while taking the course. Results indicate that many communicative functions elicited on the speaking paper of the Celpe-Bras exam were also observed on the tasks and interactions on the course.
id UNB-30_08b75e237fb498dcdd84886b53fee580
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23375
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-BrasOral proficiency assessmentCelpe-BrasPortuguese as second language teachingTechnologies in language teachingAvaliação de proficiência oralCelpe-BrasEnsino de PLETICs no ensino de línguasThis paper is a result of a qualitative action research, which involved the development of an online preparatory course for the Speaking paper of the Celpe-Bras exam. The research question was: what are the contributions of the use of communicative speaking tasks in the preparation for the exam? Three Spanish-speaking students were participants in this study. Data were collected from the synchronous and asynchronous activities students engaged in while taking the course. Results indicate that many communicative functions elicited on the speaking paper of the Celpe-Bras exam were also observed on the tasks and interactions on the course.Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação, que envolveu a elaboração e implementação de um curso preparatório para a Parte Oral do exame Celpe-Bras em contexto online. A pergunta que orienta este trabalho é quais são as contribuições do uso de tarefas comunicativas orais na preparação para o exame? Participaram do estudo três alunos hispanofalantes. Os dados foram coletados a partir de atividades síncronas e assíncronas realizadas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontaram que muitas funções comunicativas que são suscitadas na parte oral do Celpe-Bras apareceram também nas tarefas e interações durante o curso.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2337510.26512/rhla.v17i2.23375Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 17 No. 2 (2018)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 17 n. 2 (2018)2237-09511677-977010.26512/rhla.v17i2reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375/21872Copyright (c) 2018 Revista Horizontes de Linguistica Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessGabatteli, Ana LuizaAlmeida, Vanessa Borges de2019-07-19T12:25:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23375Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:25.059002Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
title Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
spellingShingle Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
Gabatteli, Ana Luiza
Oral proficiency assessment
Celpe-Bras
Portuguese as second language teaching
Technologies in language teaching
Avaliação de proficiência oral
Celpe-Bras
Ensino de PLE
TICs no ensino de línguas
title_short Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
title_full Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
title_fullStr Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
title_full_unstemmed Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
title_sort Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras
author Gabatteli, Ana Luiza
author_facet Gabatteli, Ana Luiza
Almeida, Vanessa Borges de
author_role author
author2 Almeida, Vanessa Borges de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabatteli, Ana Luiza
Almeida, Vanessa Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Oral proficiency assessment
Celpe-Bras
Portuguese as second language teaching
Technologies in language teaching
Avaliação de proficiência oral
Celpe-Bras
Ensino de PLE
TICs no ensino de línguas
topic Oral proficiency assessment
Celpe-Bras
Portuguese as second language teaching
Technologies in language teaching
Avaliação de proficiência oral
Celpe-Bras
Ensino de PLE
TICs no ensino de línguas
description This paper is a result of a qualitative action research, which involved the development of an online preparatory course for the Speaking paper of the Celpe-Bras exam. The research question was: what are the contributions of the use of communicative speaking tasks in the preparation for the exam? Three Spanish-speaking students were participants in this study. Data were collected from the synchronous and asynchronous activities students engaged in while taking the course. Results indicate that many communicative functions elicited on the speaking paper of the Celpe-Bras exam were also observed on the tasks and interactions on the course.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375
10.26512/rhla.v17i2.23375
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v17i2.23375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23375/21872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 17 No. 2 (2018)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 17 n. 2 (2018)
2237-0951
1677-9770
10.26512/rhla.v17i2
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345433264128