O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcelo Augusto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5240
Resumo: Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina como requisito para a obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Orientadora: Profa. Dra. Rosana Figueiredo Salvi
id UNIL_21b24e5fb72a942e6bf017f1e616bdcc
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5240
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografiaTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)Ensino de GeografiaFormação de ProfessoresTechnological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina como requisito para a obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Orientadora: Profa. Dra. Rosana Figueiredo SalviO presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge). Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados. Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada. Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos. Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet. A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem. A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo. Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidade.This present study aims to investigate the knowledge of Geography teachers in continued training concerning the components of Technological Pedagogical Content Knowledge TPACK. The study also analyzed in which degree these teachers make use of these isolated or combined knowledge in their practice. It also investigated how the development of this IPACK knowledge process happens among teachers in their initial or continued training. At the same time, a teaching and learning approach was developed based on different educational theories, creating a pedagogical context integrated of knowledge for the teachers training which matches the systematic use of digital technological tool with learning theories and geographic contents. Approaching the teaching training for the use of Information and Communication Digital Technology (ICDT) in teaching and learning contexts, it becomes clear that this training aims the promotion of the TPACK conceptual model through the development of pedagogical techniques integrated to the geographic contents and to the digital tools, with the use of the internet. Regarding the classification method and data analysis, it was used Moraes and Galiazzi (2007) Discursive Textual Analysis. Some of the reached results point out the necessity of implementing specific subjects which approach the ICDT in initial and continued training courses aimed at teaching Geography based on TPACK, seeking for integrating the needed abilities to the contemporary teacher to use these ICDT related to the teaching and learning processes. The deep analysis of way teachers deal with ICDT gave us other looks over this question, besides the training bias. For example, the intellectual inertia state of some active teachers nowadays.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESSalvi, Rosana FigueiredoRocha, Marcelo Augusto2015-08-15info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfROCHA, Marcelo Augusto. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Tpack) Aplicado ao Ensino de Geografia. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:29:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5240Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:29:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
title O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
spellingShingle O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
Rocha, Marcelo Augusto
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Ensino de Geografia
Formação de Professores
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
title_short O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
title_full O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
title_fullStr O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
title_full_unstemmed O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
title_sort O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografia
author Rocha, Marcelo Augusto
author_facet Rocha, Marcelo Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcelo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Ensino de Geografia
Formação de Professores
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
topic Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Ensino de Geografia
Formação de Professores
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)
description Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina como requisito para a obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Orientadora: Profa. Dra. Rosana Figueiredo Salvi
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Marcelo Augusto. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Tpack) Aplicado ao Ensino de Geografia. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5240
identifier_str_mv ROCHA, Marcelo Augusto. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Tpack) Aplicado ao Ensino de Geografia. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285257553903616