O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310 |
Resumo: | O ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área. |
id |
UNB-30_23f129119b8193bedee6adb845223c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticosPortuguês para fins específicos;Livro didático;InteraçãoO ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/131010.26512/rhla.v12i2.1310Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310/1146Gonçalves Ramos, AndréMarchesan, Maria Tereza Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:49:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.021311Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
title |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
spellingShingle |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos Gonçalves Ramos, André Português para fins específicos; Livro didático; Interação |
title_short |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
title_full |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
title_fullStr |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
title_sort |
O ensino de PLE para fins específicos e a produção de livros didáticos |
author |
Gonçalves Ramos, André |
author_facet |
Gonçalves Ramos, André Marchesan, Maria Tereza Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Marchesan, Maria Tereza Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Ramos, André Marchesan, Maria Tereza Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português para fins específicos; Livro didático; Interação |
topic |
Português para fins específicos; Livro didático; Interação |
description |
O ensino de português como língua estrangeira (PLE) para fins específicos é um campo ainda pouco explorado na área da Linguística Aplicada, apesar de um grande interesse pela investigação do processo de ensino-aprendizagem em contextos específicos. Considerando essa lacuna, este trabalho tem como objetivo contribuir para a identificação da dimensão adquirida pela área de PLE para fins específicos no Brasil Buscamos, com isso, encontrar uma relação entre a falta de materiais didáticos e o incipiente desenvolvimento da pesquisa nesse âmbito. Para tanto, destacamos a questão da interação entre aluno e material didático e sua importância para a construção do processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, traçamos um histórico sobre a produção de livros didáticos de PLE para fins gerais e para fins específicos. Concluímos apresentando um retrato atual da pesquisa na área de PLE para fins específicos e sua relação com a falta de livros didáticos nessa área. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310 10.26512/rhla.v12i2.1310 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v12i2.1310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1310/1146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2013) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 2 (2013) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344268296193 |