Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras. Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia. Abstract This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses. Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology. |
id |
UNB-30_2b6c11b56f6ccc00586a22043d990a75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1424 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digitalDiscurso;Poder;Comunidade de Prática;Formação de professor;Tecnologia;Discourse;Power;Community of Practice;Teacher formation;TechnologyResumo Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras. Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia. Abstract This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses. Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/142410.26512/rhla.v15i1.1424Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424/1256Barbosa, Selma Maria Abdalla DiasBedran, Patrícia Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1424Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.036867Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
title |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
spellingShingle |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Discurso; Poder; Comunidade de Prática; Formação de professor; Tecnologia; Discourse; Power; Community of Practice; Teacher formation; Technology |
title_short |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
title_full |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
title_fullStr |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
title_full_unstemmed |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
title_sort |
Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital |
author |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
author_facet |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Bedran, Patrícia Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Bedran, Patrícia Fabiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Bedran, Patrícia Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso; Poder; Comunidade de Prática; Formação de professor; Tecnologia; Discourse; Power; Community of Practice; Teacher formation; Technology |
topic |
Discurso; Poder; Comunidade de Prática; Formação de professor; Tecnologia; Discourse; Power; Community of Practice; Teacher formation; Technology |
description |
Resumo Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras. Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia. Abstract This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses. Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424 10.26512/rhla.v15i1.1424 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v15i1.1424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424/1256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345353572352 |