Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bedran, Patrícia Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424
Resumo: Resumo Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras. Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia.   Abstract This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses. Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology.
id UNB-30_2b6c11b56f6ccc00586a22043d990a75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1424
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digitalDiscurso;Poder;Comunidade de Prática;Formação de professor;Tecnologia;Discourse;Power;Community of Practice;Teacher formation;TechnologyResumo Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras. Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia.   Abstract This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses. Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/142410.26512/rhla.v15i1.1424Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424/1256Barbosa, Selma Maria Abdalla DiasBedran, Patrícia Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1424Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.036867Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
title Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
spellingShingle Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Discurso;
Poder;
Comunidade de Prática;
Formação de professor;
Tecnologia;
Discourse;
Power;
Community of Practice;
Teacher formation;
Technology
title_short Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
title_full Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
title_fullStr Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
title_full_unstemmed Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
title_sort Discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma comunidade de prática no ambiente digital
author Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
author_facet Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Bedran, Patrícia Fabiana
author_role author
author2 Bedran, Patrícia Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Bedran, Patrícia Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso;
Poder;
Comunidade de Prática;
Formação de professor;
Tecnologia;
Discourse;
Power;
Community of Practice;
Teacher formation;
Technology
topic Discurso;
Poder;
Comunidade de Prática;
Formação de professor;
Tecnologia;
Discourse;
Power;
Community of Practice;
Teacher formation;
Technology
description Resumo Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes a discurso e relações de poder na (re)construção da identidade profissional de professores de língua em uma Comunidade de Prática em um ambiente virtual, tendo em vista a transitoriedade, a complexidade e a dinamicidade do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que apresentou como procedimento metodológico um estudo de caso envolvendo dois professores em formação e uma professora formadora. Os resultados evidenciam posicionamentos de poder nas interações dos participantes, o que justifica a necessidade de abordagem temática desse complexo processo de (re)construção identitária nos cursos de graduação, de forma a contribuir de maneira mais significativa com a formação reflexiva e identitária dos futuros profissionais do curso de Letras. Palavras-chave: Discurso. Poder. Comunidade de Prática. Formação de professor. Tecnologia.   Abstract This article aims to address issues of discourse and power relations in the (re) construction of the professional identity of language teachers in a community of practice in a virtual environment, considering the transience, complexity and dynamics of the investigated object. This is a qualitative ethnographic research study, which presents the methodological approach of a case study involving two student teachers and a teacher educator. The results show power positions in the interactions of the participants, which justifies the need for a thematic approach to this complex process of (re) construction of identity in undergraduate courses in order to more significantly contribute to the reflective and identity formation of future professionals in Modern Languages and Literature Courses. Keywords: Discourse. Power. Community of Practice. Teacher formation. Technology.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424
10.26512/rhla.v15i1.1424
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i1.1424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1424/1256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345353572352