Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/906 |
Resumo: | A comunicação digital na era da web 2.0 vem transformando as práticas educacionais, exigindo do professor o desenvolvimento de outros saberes paralelos à queles da sala de aula presencial. Este artigo trata das reflexões emergentes sobre o ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) em ambiente midiático e na modalidade in-tandem. O objetivo central é explicitar as reflexões de professores em formação como usuários de ferramentas tecnológicas, as diversas manifestações linguísticas em contextos digitais e o questionamento sobre a viabilidade de experiências de aprendizagem diferenciada, interativa e direcionada na área de PLE. |
id |
UNB-30_5488d9b9a7a9a93a185e9849fd4da8f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/906 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulistaContextos digitais;Teletandem;Português Língua EstrangeiraA comunicação digital na era da web 2.0 vem transformando as práticas educacionais, exigindo do professor o desenvolvimento de outros saberes paralelos à queles da sala de aula presencial. Este artigo trata das reflexões emergentes sobre o ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) em ambiente midiático e na modalidade in-tandem. O objetivo central é explicitar as reflexões de professores em formação como usuários de ferramentas tecnológicas, as diversas manifestações linguísticas em contextos digitais e o questionamento sobre a viabilidade de experiências de aprendizagem diferenciada, interativa e direcionada na área de PLE.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/90610.26512/rhla.v9i2.906Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 105Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 1052237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/906/780Martins, Christiane MoisésFuno, Ludmila Belotti Andreuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:38:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/906Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.631077Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
title |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
spellingShingle |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista Martins, Christiane Moisés Contextos digitais; Teletandem; Português Língua Estrangeira |
title_short |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
title_full |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
title_fullStr |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
title_full_unstemmed |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
title_sort |
Teletandem e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE): reflexões de docentes vinculados ao ensino público paulista |
author |
Martins, Christiane Moisés |
author_facet |
Martins, Christiane Moisés Funo, Ludmila Belotti Andreu |
author_role |
author |
author2 |
Funo, Ludmila Belotti Andreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Christiane Moisés Funo, Ludmila Belotti Andreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos digitais; Teletandem; Português Língua Estrangeira |
topic |
Contextos digitais; Teletandem; Português Língua Estrangeira |
description |
A comunicação digital na era da web 2.0 vem transformando as práticas educacionais, exigindo do professor o desenvolvimento de outros saberes paralelos à queles da sala de aula presencial. Este artigo trata das reflexões emergentes sobre o ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) em ambiente midiático e na modalidade in-tandem. O objetivo central é explicitar as reflexões de professores em formação como usuários de ferramentas tecnológicas, as diversas manifestações linguísticas em contextos digitais e o questionamento sobre a viabilidade de experiências de aprendizagem diferenciada, interativa e direcionada na área de PLE. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/906 10.26512/rhla.v9i2.906 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/906 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v9i2.906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/906/780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 105 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 105 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345262346240 |