Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Joao Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Michael J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/viewArticle/5666
http://hdl.handle.net/11449/127028
Resumo: This article begins with a brief overview of the objectives of an international project that uses teletandem as a virtual, collaborative and autonomous context for on-line intercultural and multimodal communication in Portuguese as a Foreign Language (PFL). We, then, move on to analyze the statistical data supplied by the site of the project, attempting to draw on a few inferences that can show the interconnection of the possibilities, difficulties and, above all, the scope of the project that promotes the interest and learning of PFL in various countries. The result of our analysis showed (a) the importance of a site for divulging and expanding the learning of PFL with relative low financial investment; (b) different levels of interest of certain countries in PFL; (c) the importance of establishing and keeping contact with departments of Portuguese in some universities in order to expand the teaching and learning of PFL; and (d) the importance of several project management procedures in order to keep contact, as well as the interest of the Portuguese departments in certain universities abroad regarding on-line collaborative projects with Brazil.
id UNSP_d8298ccc64e1870668556d1985aa6be1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127028
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLETeletandem: possibilities, difficulties and scope of an on-line communication project in Portuguese as a foreign languageTeletandemPortuguese as a Foreign LanguageOn-line synchronous interactionTeletandemPortugues Lingua EstrangeiraComunicação interculturalEnsino e aprendizagem de língua estrangeiraEnsino de Linguas EstrangeirasEnsino de línguas estrangeiras à distânciaThis article begins with a brief overview of the objectives of an international project that uses teletandem as a virtual, collaborative and autonomous context for on-line intercultural and multimodal communication in Portuguese as a Foreign Language (PFL). We, then, move on to analyze the statistical data supplied by the site of the project, attempting to draw on a few inferences that can show the interconnection of the possibilities, difficulties and, above all, the scope of the project that promotes the interest and learning of PFL in various countries. The result of our analysis showed (a) the importance of a site for divulging and expanding the learning of PFL with relative low financial investment; (b) different levels of interest of certain countries in PFL; (c) the importance of establishing and keeping contact with departments of Portuguese in some universities in order to expand the teaching and learning of PFL; and (d) the importance of several project management procedures in order to keep contact, as well as the interest of the Portuguese departments in certain universities abroad regarding on-line collaborative projects with Brazil.Este artigo inicia-se com a apresentação dos objetivos de um projeto internacional que utiliza o teletandem em um contexto virtual, colaborativo e autônomo para a comunicação intercultural e multimodal em Português – Língua Estrangeira (PLE). Em seguida, analisamos os dados estatísticos oferecidos pelo site do projeto, tentando oferecer algumas inferências que mostram a relação entre as possibilidades, as dificuldades e, acima de tudo, a abrangência de um projeto que visa à promoção do interesse e da aprendizagem de PLE em vários países. Os resultados da análise mostram: (a) a importância de um site para divulgação e expansão do aprendizado de PLE com um baixo custo; (b) diferentes níveis de interesse de certos países em PLE; (c) a importância do estabelecimento e da manutenção de contatos com departamentos de PLE de algumas universidades com o intuito de expandir o ensino e a aprendizagem de PLE; e (d) a importância de vários procedimentos de gerenciamento para manter o contato e o interesse desses departamentos para projetos de colaboração on-line com o Brasil.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Assis, Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras - Assis, Assis, Ave. Dom Antonio 2100, Universitário, CEP 19800-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Assis, Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras - Assis, Assis, Ave. Dom Antonio 2100, Universitário, CEP 19800-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Georgetown UniversityTelles, Joao Antonio [UNESP]Ferreira, Michael J.2015-08-21T17:53:45Z2015-08-21T17:53:45Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article79-104application/pdfhttp://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/viewArticle/5666Horizontes, v. 9, n. 2, p. 79-104, 2011.1677-9770http://hdl.handle.net/11449/127028ISSN1677-9770-2011-09-02-79-104.pdf5842613672024866Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporHorizontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:01:30.056765Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
Teletandem: possibilities, difficulties and scope of an on-line communication project in Portuguese as a foreign language
title Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
spellingShingle Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
Telles, Joao Antonio [UNESP]
Teletandem
Portuguese as a Foreign Language
On-line synchronous interaction
Teletandem
Portugues Lingua Estrangeira
Comunicação intercultural
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Ensino de Linguas Estrangeiras
Ensino de línguas estrangeiras à distância
title_short Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
title_full Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
title_fullStr Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
title_full_unstemmed Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
title_sort Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
author Telles, Joao Antonio [UNESP]
author_facet Telles, Joao Antonio [UNESP]
Ferreira, Michael J.
author_role author
author2 Ferreira, Michael J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Georgetown University
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Joao Antonio [UNESP]
Ferreira, Michael J.
dc.subject.por.fl_str_mv Teletandem
Portuguese as a Foreign Language
On-line synchronous interaction
Teletandem
Portugues Lingua Estrangeira
Comunicação intercultural
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Ensino de Linguas Estrangeiras
Ensino de línguas estrangeiras à distância
topic Teletandem
Portuguese as a Foreign Language
On-line synchronous interaction
Teletandem
Portugues Lingua Estrangeira
Comunicação intercultural
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Ensino de Linguas Estrangeiras
Ensino de línguas estrangeiras à distância
description This article begins with a brief overview of the objectives of an international project that uses teletandem as a virtual, collaborative and autonomous context for on-line intercultural and multimodal communication in Portuguese as a Foreign Language (PFL). We, then, move on to analyze the statistical data supplied by the site of the project, attempting to draw on a few inferences that can show the interconnection of the possibilities, difficulties and, above all, the scope of the project that promotes the interest and learning of PFL in various countries. The result of our analysis showed (a) the importance of a site for divulging and expanding the learning of PFL with relative low financial investment; (b) different levels of interest of certain countries in PFL; (c) the importance of establishing and keeping contact with departments of Portuguese in some universities in order to expand the teaching and learning of PFL; and (d) the importance of several project management procedures in order to keep contact, as well as the interest of the Portuguese departments in certain universities abroad regarding on-line collaborative projects with Brazil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-08-21T17:53:45Z
2015-08-21T17:53:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/viewArticle/5666
Horizontes, v. 9, n. 2, p. 79-104, 2011.
1677-9770
http://hdl.handle.net/11449/127028
ISSN1677-9770-2011-09-02-79-104.pdf
5842613672024866
url http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/viewArticle/5666
http://hdl.handle.net/11449/127028
identifier_str_mv Horizontes, v. 9, n. 2, p. 79-104, 2011.
1677-9770
ISSN1677-9770-2011-09-02-79-104.pdf
5842613672024866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Horizontes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79-104
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129013345943552