O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/ http://hdl.handle.net/11449/125201 |
Resumo: | Propusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas. |
id |
UNSP_3d173addb2a9907b03765cdc1b8ad93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125201 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do TeletandemTeletandemAnálise de Discurso CríticaPortuguês para falantes de EspanholPropusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP]Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]2015-07-15T18:28:38Z2015-07-15T18:28:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013.1942-0986http://hdl.handle.net/11449/1252017402700912392426315787094197500740270091239240000-0002-9850-13930000-0001-8885-0525Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPortuguese Language Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T17:09:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:52.383470Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
title |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
spellingShingle |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP] Teletandem Análise de Discurso Crítica Português para falantes de Espanhol |
title_short |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
title_full |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
title_fullStr |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
title_full_unstemmed |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
title_sort |
O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem |
author |
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP] |
author_facet |
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP] Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP] Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP] Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP] Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP] Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teletandem Análise de Discurso Crítica Português para falantes de Espanhol |
topic |
Teletandem Análise de Discurso Crítica Português para falantes de Espanhol |
description |
Propusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-07-15T18:28:38Z 2015-07-15T18:28:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/ Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013. 1942-0986 http://hdl.handle.net/11449/125201 74027009123924 263157870941975 0074027009123924 0000-0002-9850-1393 0000-0001-8885-0525 |
url |
http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/ http://hdl.handle.net/11449/125201 |
identifier_str_mv |
Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013. 1942-0986 74027009123924 263157870941975 0074027009123924 0000-0002-9850-1393 0000-0001-8885-0525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Portuguese Language Journal |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128381850484736 |