O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP], Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/
http://hdl.handle.net/11449/125201
Resumo: Propusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.
id UNSP_3d173addb2a9907b03765cdc1b8ad93d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125201
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do TeletandemTeletandemAnálise de Discurso CríticaPortuguês para falantes de EspanholPropusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP]Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]2015-07-15T18:28:38Z2015-07-15T18:28:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013.1942-0986http://hdl.handle.net/11449/1252017402700912392426315787094197500740270091239240000-0002-9850-13930000-0001-8885-0525Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPortuguese Language Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T17:09:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:52.383470Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
title O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
spellingShingle O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
Teletandem
Análise de Discurso Crítica
Português para falantes de Espanhol
title_short O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
title_full O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
title_fullStr O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
title_full_unstemmed O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
title_sort O ensino de português para hispanofalantes no contexto virtual do Teletandem
author Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
author_facet Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP]
Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP]
Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
Carvalho, Kelly Cristiane Hesnchel Pobbe de [UNESP]
Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teletandem
Análise de Discurso Crítica
Português para falantes de Espanhol
topic Teletandem
Análise de Discurso Crítica
Português para falantes de Espanhol
description Propusemos, neste trabalho, um estudo a respeito do ensino de português para falantes de espanhol no contexto virtual do Teletandem, um projeto que tem como objetivo promover a interação entre estudantes brasileiros, alunos da FCL / Assis - UNESP, no caso, e estudantes de universidades estrangeiras a fim de compartilharem os conhecimentos das línguas que dominam. Para tanto, enfocaremos os aspectos de ordem linguística e discursiva que emergem em sessões de interação em Teletandem entre alunos da universidade brasileira ensinando o português a alunos falantes de espanhol de uma universidade mexicana, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica. Os dados foram coletados durante o ano de 2012. A análise mostrou que alunos com um nível mais avançado de proficiência têm um maior aproveitamento das interações, porque conseguem aprofundar mais os temas e que variáveis como: nível de proficiência, motivação, formação escolar anterior, conhecimento de mundo, domínio de ferramentas tecnológicas e controle da ansiedade diante do novo também influenciam. Devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:38Z
2015-07-15T18:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/
Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013.
1942-0986
http://hdl.handle.net/11449/125201
74027009123924
263157870941975
0074027009123924
0000-0002-9850-1393
0000-0001-8885-0525
url http://www.ensinoportugues.org/archives/archived-articles/
http://hdl.handle.net/11449/125201
identifier_str_mv Portuguese Language Journal, v. 07, p. 1-20, 2013.
1942-0986
74027009123924
263157870941975
0074027009123924
0000-0002-9850-1393
0000-0001-8885-0525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Portuguese Language Journal
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128381850484736