Considerações temáticas a respeito da pesquisa sobre foco na forma em inglês como L2 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finger, Ingrid
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mendonça, Simone Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/735
Resumo: Este artigo visa a apresentar um panorama referente a pesquisas realizadas nos Cursos  de Pós-Graduação em Letras e Linguística no país, nas últimas duas décadas, sob a  perspectiva de Foco na Forma em L2. Para tanto, foi feita uma análise dos resumos das  dissertações e teses contidos no Portal da CAPES a fim de verificar os pressupostos  teóricos, os tipos de procedimentos metodológicos adotados nesses estudos e os  principais resultados obtidos a partir de diferentes tipos de instrução em L2. A partir da  análise dos resumos coletados, foi possível perceber que os estudos se voltam para a  instrução sobre gramática, instrução sobre aspectos fonético-fonológicos da L2,  instrução sobre vocabulário, instrução sobre escrita, instrução sobre estratégias e  instrução sobre aspectos pragmáticos da L2. Além disso, a grande maioria dos trabalhos  produzidos enfoca suas análises na instrução sobre aspectos da gramática da L2.      
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spelling Considerações temáticas a respeito da pesquisa sobre foco na forma em inglês como L2 no BrasilAquisição de L2;Foco Na Forma;Aquisição Do Inglês;Instrução Explícita;Instrução Implícita;Instrução em gramática;Banco de teses da CAPESEste artigo visa a apresentar um panorama referente a pesquisas realizadas nos Cursos  de Pós-Graduação em Letras e Linguística no país, nas últimas duas décadas, sob a  perspectiva de Foco na Forma em L2. Para tanto, foi feita uma análise dos resumos das  dissertações e teses contidos no Portal da CAPES a fim de verificar os pressupostos  teóricos, os tipos de procedimentos metodológicos adotados nesses estudos e os  principais resultados obtidos a partir de diferentes tipos de instrução em L2. A partir da  análise dos resumos coletados, foi possível perceber que os estudos se voltam para a  instrução sobre gramática, instrução sobre aspectos fonético-fonológicos da L2,  instrução sobre vocabulário, instrução sobre escrita, instrução sobre estratégias e  instrução sobre aspectos pragmáticos da L2. Além disso, a grande maioria dos trabalhos  produzidos enfoca suas análises na instrução sobre aspectos da gramática da L2.      Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/73510.26512/rhla.v8i1.735Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 127Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 1272237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/735/633Finger, IngridMendonça, Simone Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:46:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/735Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.470365Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
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