Efeitos da instrução e da atenção na aprendizagem do present perfect
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48344 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. |
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Efeitos da instrução e da atenção na aprendizagem do present perfectLíngua inglesa - gramáticaInstrução implícitaInstrução explícitaAprendizagemDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.O estudo relatado nesta dissertação teve como objetivo investigar os efeitos da instrução, quer seja implícita quer seja explícita, no processo de aprendizagem de L2, e como o tipo de instrução impacta na atenção dos aprendizes de L2. Com essa finalidade, esse estudo busca verificar qual tipo de instrução, implícita e/ou explícita, produz melhor efeito no aprendizado da estrutura gramatical do tempo verbal present perfect, e se existe relação entre o tipo de instrução e a atenção que o aprendiz dispersa no momento do tratamento instrucional. Além disso, buscou-se verificar se existe correlação entre a precisão gramatical da estrutura alvo nos testes (PT, PTI e PTP) e o desempenho gramatical dos aprendizes nas tarefas de escrita. Para a análise desta investigação, serviram de base os estudos sobre instrução, segundo Norris e Ortega (2000), Ellis (1994, 2005, 2009), Doughty (2008), Housen e Pierrard (2005) e Long (1983, 1987); e a atenção, conforme proposta por Schmidt (2001), Leow (1997), e Bergsleithner (2009, 2011), entre outros pesquisadores. O experimento foi conduzido com uma amostra de 44 participantes, aprendizes da língua inglesa de um colégio de ensino médio localizado na região Centro-Oeste do Brasil, que foram divididos em dois grupos experimentais. O design geral foi composto de três etapas: na primeira etapa, a realização de um pré-teste para os grupos; na segunda etapa, uma semana depois, o tratamento instrucional implícito para o grupo experimental 1, e o tratamento instrucional explícito para o grupo experimental 2; um pós-teste imediato, aplicado logo após o tratamento para ambos os grupos; um protocolo de atenção, para ambos os grupos; e na terceira etapa, uma semana depois, um pós-teste posterior para ambos os grupos e duas tarefas de escritas, para ambos os grupos. Os resultados estatísticos mostraram que a instrução implícita trouxe mais benefícios para o processo de aprendizagem de L2, quando comparada à instrução explícita. O estudo também concluiu que a instrução implícita impactou positivamente na atenção dispensada pelos participantes do grupo experimental 1, levando a uma maior precisão gramatical da estrutura alvo. Além disso, apesar dos testes estatísticos mostrarem que não houve diferença significativa entre os grupos em relação ao desempenho gramatical dos aprendizes nas tarefas de escrita, o grupo que recebeu a instrução implícita mostrou uma leve melhora na precisão gramatical, indicando ser ela a mais benéfica para o processo de aprendizagem de L2.The study reported in this MA thesis aimed to investigate the effects of instruction, implicit or explicit, in the L2 learning process, and how the type of instruction impacts learners’ attention in L2. Therefore, this study sought to verify which type of instruction, implicit and/or explicit, produces a better effect on the learning of the grammatical structure of the present perfect tense, and whether there is a relationship between the type of instruction and the learners’ attention during the instructional treatment. Furthermore, it aimed to examine whether there is a statistical correlation between the accuracy of the target structure in the tests (PT, PTI, and PTP) and learners’ grammatical performance in writing tasks. To analyze this data, the study was based on studies about instruction, according to Norris and Ortega (2000), Ellis (1994, 2005, 2009), Doughty (2008), Housen, and Pierrard (2005), and Long (1983, 1987); and attention, according to the proposals by Schmidt (2001), Leow (1997), and Bergsleithner (2009, 2011), among other researchers. As regards the participants, a sample of 44 L2 English learners from a High School located in the Central West region of Brazil participated In this experimental study, and they were divided into two experimental groups. The overall design consisted of three stages: in the first stage, it was applied a pretest for both groups; in the second stage, one week later, an implicit instructional treatment for experimental group 1, and an explicit instructional treatment for experimental group 2; an immediate posttest, applied right after the treatment for both groups; an attention protocol for both groups; and, in the third stage, one week later, a delayed posttest for both groups; and, two writing tasks for both groups. The results showed that implicit instruction might bring more benefits for the L2 learning process, if compared to the explicit instruction. The study also concluded that implicit instruction had a positive impact on the attention dispensed by the participants to the input, from the experimental group 1, pointing to a higher score on grammatical accuracy of the target structure. Moreover, although the statistical tests showed no significant difference between the two groups in terms of learners’ grammatical accuracy in the writing task performance, the group that received implicit instruction showed a light improvement in grammatical accuracy, indicating that this kind of instruction seems to be more beneficial for L2 learning.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaBergsleithner, Joara MartinCruz, Laís Caroline de Sousa2024-06-20T13:50:17Z2024-06-20T13:50:17Z2024-06-202023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Laís Caroline de Sousa. Efeitos da instrução e da atenção na aprendizagem do present perfect. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48344porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-20T13:50:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/48344Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-20T13:50:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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