O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Noadia Íris da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marcuschi, Beth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601
Resumo: O desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua.
id UNB-30_a3bbee69a517c8dad12e1bc606bc39e1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/601
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada críticaEnsino a Distância;Língua Portuguesa;Site educativoO desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/60110.26512/rhla.v7i1.601Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 104Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 1042237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601/506Silva, Noadia Íris daMarcuschi, Bethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:48:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/601Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.297586Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
title O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
spellingShingle O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
Silva, Noadia Íris da
Ensino a Distância;
Língua Portuguesa;
Site educativo
title_short O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
title_full O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
title_fullStr O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
title_full_unstemmed O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
title_sort O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
author Silva, Noadia Íris da
author_facet Silva, Noadia Íris da
Marcuschi, Beth
author_role author
author2 Marcuschi, Beth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Noadia Íris da
Marcuschi, Beth
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância;
Língua Portuguesa;
Site educativo
topic Ensino a Distância;
Língua Portuguesa;
Site educativo
description O desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601
10.26512/rhla.v7i1.601
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i1.601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601/506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 104
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 104
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344222158848