O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601 |
Resumo: | O desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua. |
id |
UNB-30_a3bbee69a517c8dad12e1bc606bc39e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/601 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada críticaEnsino a Distância;Língua Portuguesa;Site educativoO desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/60110.26512/rhla.v7i1.601Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 104Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 1042237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601/506Silva, Noadia Íris daMarcuschi, Bethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:48:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/601Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.297586Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
title |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
spellingShingle |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica Silva, Noadia Íris da Ensino a Distância; Língua Portuguesa; Site educativo |
title_short |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
title_full |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
title_fullStr |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
title_full_unstemmed |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
title_sort |
O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica |
author |
Silva, Noadia Íris da |
author_facet |
Silva, Noadia Íris da Marcuschi, Beth |
author_role |
author |
author2 |
Marcuschi, Beth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Noadia Íris da Marcuschi, Beth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a Distância; Língua Portuguesa; Site educativo |
topic |
Ensino a Distância; Língua Portuguesa; Site educativo |
description |
O desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601 10.26512/rhla.v7i1.601 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v7i1.601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/601/506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 104 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 104 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344222158848 |