A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rees, Dilys Karen
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kumar, Flávia Iolanda Simas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.
id UNB-30_adedcd3cb4a5300df07e48da76acedd5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmicoTemas Polêmicos;Etnografia;Domínios Culturais;Aula de Língua InglesaO objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/61510.26512/rhla.v7i2.615Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 19-34Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 19-342237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615/516Rees, Dilys KarenKumar, Flávia Iolanda Simasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:43:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.595543Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
title A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
spellingShingle A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
Rees, Dilys Karen
Temas Polêmicos;
Etnografia;
Domínios Culturais;
Aula de Língua Inglesa
title_short A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
title_full A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
title_fullStr A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
title_full_unstemmed A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
title_sort A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
author Rees, Dilys Karen
author_facet Rees, Dilys Karen
Kumar, Flávia Iolanda Simas
author_role author
author2 Kumar, Flávia Iolanda Simas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rees, Dilys Karen
Kumar, Flávia Iolanda Simas
dc.subject.por.fl_str_mv Temas Polêmicos;
Etnografia;
Domínios Culturais;
Aula de Língua Inglesa
topic Temas Polêmicos;
Etnografia;
Domínios Culturais;
Aula de Língua Inglesa
description O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615
10.26512/rhla.v7i2.615
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i2.615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615/516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 19-34
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 19-34
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344775806976