A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos. |
id |
UNB-30_adedcd3cb4a5300df07e48da76acedd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmicoTemas Polêmicos;Etnografia;Domínios Culturais;Aula de Língua InglesaO objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/61510.26512/rhla.v7i2.615Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 19-34Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 19-342237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615/516Rees, Dilys KarenKumar, Flávia Iolanda Simasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:43:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/615Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.595543Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
title |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
spellingShingle |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico Rees, Dilys Karen Temas Polêmicos; Etnografia; Domínios Culturais; Aula de Língua Inglesa |
title_short |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
title_full |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
title_fullStr |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
title_full_unstemmed |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
title_sort |
A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico |
author |
Rees, Dilys Karen |
author_facet |
Rees, Dilys Karen Kumar, Flávia Iolanda Simas |
author_role |
author |
author2 |
Kumar, Flávia Iolanda Simas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rees, Dilys Karen Kumar, Flávia Iolanda Simas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temas Polêmicos; Etnografia; Domínios Culturais; Aula de Língua Inglesa |
topic |
Temas Polêmicos; Etnografia; Domínios Culturais; Aula de Língua Inglesa |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma aula de língua inglesa que usou um tema polêmico, "Begging", do livro, Taboos and Issues, como base da discussão desenvolvida em sala de aula de língua inglesa. A pesquisa da qual este artigo faz parte é um estudo de caso de cunho etnográfico. Em primeiro lugar, foram levantados os domínios culturais que os autores do livro didático, do qual o tema foi retirado, usam para defender o uso de temas polêmicos em sala. Em seguida, as afirmações dos alunos sobre o assunto foram analisadas por meio do levantamento dos domínios culturais. A complexidade dos discursos que fluem em sala de aula e as rupturas que ocorrem são mostrados bem como a necessidade de o professor estar preparado para lidar com estes momentos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615 10.26512/rhla.v7i2.615 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v7i2.615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/615/516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 19-34 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 19-34 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344775806976 |