Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805 |
Resumo: | Este trabalho trata da análise da qualidade das interações entre professor(a) e alunos numa sala de aula de Língua Estrangeira (Inglês). A turma que acompanhamos tem faixa etária entre 11 e 12 anos e cursa, no momento da pesquisa, o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa escola tem um diferencial: o ensino de línguas é terceirizado, isto é, um instituto de idiomas é contratado especificamente para ensinar inglês. Com o intuito de realizar esta pesquisa, após observarmos e gravarmos quatro aulas da professora participante da pesquisa, selecionamos uma aula “típica” e analisamos os tipos de interações presentes e sua qualidade. A análise que fizemos contou com anotações de campo, com uma entrevista junto à professora e com a transcrição das aulas observadas. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa ”” um estudo de caso ”” e de caráter interpretativista, visa revelar os tipos de interação flagrados no contexto em foco, bem como suas qualidades relativas. Os turnos, na sua grande maioria produzidos na língua-alvo, caracterizaram-se por serem massivamente do tipo IRA (iniciação-resposta-avaliação), típico de uma relação formal focada no estudo da forma da língua. As interações soam engessadas, pré-fabricadas, resultando num envolvimento precário dos aprendizes com poucas chances de aquisição. |
id |
UNB-30_b60f5b73e7fac947f29ced5b44109096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeiraQualidade;Tipos de interação;Ensino de línguasEste trabalho trata da análise da qualidade das interações entre professor(a) e alunos numa sala de aula de Língua Estrangeira (Inglês). A turma que acompanhamos tem faixa etária entre 11 e 12 anos e cursa, no momento da pesquisa, o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa escola tem um diferencial: o ensino de línguas é terceirizado, isto é, um instituto de idiomas é contratado especificamente para ensinar inglês. Com o intuito de realizar esta pesquisa, após observarmos e gravarmos quatro aulas da professora participante da pesquisa, selecionamos uma aula “típica” e analisamos os tipos de interações presentes e sua qualidade. A análise que fizemos contou com anotações de campo, com uma entrevista junto à professora e com a transcrição das aulas observadas. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa ”” um estudo de caso ”” e de caráter interpretativista, visa revelar os tipos de interação flagrados no contexto em foco, bem como suas qualidades relativas. Os turnos, na sua grande maioria produzidos na língua-alvo, caracterizaram-se por serem massivamente do tipo IRA (iniciação-resposta-avaliação), típico de uma relação formal focada no estudo da forma da língua. As interações soam engessadas, pré-fabricadas, resultando num envolvimento precário dos aprendizes com poucas chances de aquisição.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/80510.26512/rhla.v9i1.805Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805/693Meireles, Andreza JesusAlmeida Filho, José Carlos Paes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:45:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.000420Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
title |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira Meireles, Andreza Jesus Qualidade; Tipos de interação; Ensino de línguas |
title_short |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
title_full |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
title_sort |
Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira |
author |
Meireles, Andreza Jesus |
author_facet |
Meireles, Andreza Jesus Almeida Filho, José Carlos Paes de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Filho, José Carlos Paes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, Andreza Jesus Almeida Filho, José Carlos Paes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade; Tipos de interação; Ensino de línguas |
topic |
Qualidade; Tipos de interação; Ensino de línguas |
description |
Este trabalho trata da análise da qualidade das interações entre professor(a) e alunos numa sala de aula de Língua Estrangeira (Inglês). A turma que acompanhamos tem faixa etária entre 11 e 12 anos e cursa, no momento da pesquisa, o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa escola tem um diferencial: o ensino de línguas é terceirizado, isto é, um instituto de idiomas é contratado especificamente para ensinar inglês. Com o intuito de realizar esta pesquisa, após observarmos e gravarmos quatro aulas da professora participante da pesquisa, selecionamos uma aula “típica” e analisamos os tipos de interações presentes e sua qualidade. A análise que fizemos contou com anotações de campo, com uma entrevista junto à professora e com a transcrição das aulas observadas. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa ”” um estudo de caso ”” e de caráter interpretativista, visa revelar os tipos de interação flagrados no contexto em foco, bem como suas qualidades relativas. Os turnos, na sua grande maioria produzidos na língua-alvo, caracterizaram-se por serem massivamente do tipo IRA (iniciação-resposta-avaliação), típico de uma relação formal focada no estudo da forma da língua. As interações soam engessadas, pré-fabricadas, resultando num envolvimento precário dos aprendizes com poucas chances de aquisição. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805 10.26512/rhla.v9i1.805 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v9i1.805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805/693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344814604288 |