Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Andreza Jesus
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida Filho, José Carlos Paes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805
Resumo: Este trabalho trata da análise da qualidade das interações entre professor(a) e alunos numa sala de aula de Língua Estrangeira (Inglês). A turma que acompanhamos tem faixa etária entre 11 e 12 anos e cursa, no momento da pesquisa, o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa escola tem um diferencial: o ensino de línguas é terceirizado, isto é, um instituto de idiomas é contratado especificamente para ensinar inglês. Com o intuito de realizar esta pesquisa, após observarmos e gravarmos quatro aulas da professora participante da pesquisa, selecionamos uma aula “típica” e analisamos os tipos de interações presentes e sua qualidade. A análise que fizemos contou com anotações de campo, com uma entrevista junto à professora e com a transcrição das aulas observadas. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa ”” um estudo de caso ”” e de caráter interpretativista, visa revelar os tipos de interação flagrados no contexto em foco, bem como suas qualidades relativas. Os turnos, na sua grande maioria produzidos na língua-alvo, caracterizaram-se por serem massivamente do tipo IRA (iniciação-resposta-avaliação), típico de uma relação formal focada no estudo da forma da língua. As interações soam engessadas, pré-fabricadas, resultando num envolvimento precário dos aprendizes com poucas chances de aquisição.
id UNB-30_b60f5b73e7fac947f29ced5b44109096
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeiraQualidade;Tipos de interação;Ensino de línguasEste trabalho trata da análise da qualidade das interações entre professor(a) e alunos numa sala de aula de Língua Estrangeira (Inglês). A turma que acompanhamos tem faixa etária entre 11 e 12 anos e cursa, no momento da pesquisa, o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa escola tem um diferencial: o ensino de línguas é terceirizado, isto é, um instituto de idiomas é contratado especificamente para ensinar inglês. Com o intuito de realizar esta pesquisa, após observarmos e gravarmos quatro aulas da professora participante da pesquisa, selecionamos uma aula “típica” e analisamos os tipos de interações presentes e sua qualidade. A análise que fizemos contou com anotações de campo, com uma entrevista junto à professora e com a transcrição das aulas observadas. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa ”” um estudo de caso ”” e de caráter interpretativista, visa revelar os tipos de interação flagrados no contexto em foco, bem como suas qualidades relativas. Os turnos, na sua grande maioria produzidos na língua-alvo, caracterizaram-se por serem massivamente do tipo IRA (iniciação-resposta-avaliação), típico de uma relação formal focada no estudo da forma da língua. As interações soam engessadas, pré-fabricadas, resultando num envolvimento precário dos aprendizes com poucas chances de aquisição.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/80510.26512/rhla.v9i1.805Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805/693Meireles, Andreza JesusAlmeida Filho, José Carlos Paes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:45:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/805Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.000420Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
title Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
spellingShingle Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
Meireles, Andreza Jesus
Qualidade;
Tipos de interação;
Ensino de línguas
title_short Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
title_full Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
title_fullStr Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
title_sort Qualidade das interações entre professor e alunos na sala de aula de língua estrangeira
author Meireles, Andreza Jesus
author_facet Meireles, Andreza Jesus
Almeida Filho, José Carlos Paes de
author_role author
author2 Almeida Filho, José Carlos Paes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Andreza Jesus
Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade;
Tipos de interação;
Ensino de línguas
topic Qualidade;
Tipos de interação;
Ensino de línguas
description Este trabalho trata da análise da qualidade das interações entre professor(a) e alunos numa sala de aula de Língua Estrangeira (Inglês). A turma que acompanhamos tem faixa etária entre 11 e 12 anos e cursa, no momento da pesquisa, o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa escola tem um diferencial: o ensino de línguas é terceirizado, isto é, um instituto de idiomas é contratado especificamente para ensinar inglês. Com o intuito de realizar esta pesquisa, após observarmos e gravarmos quatro aulas da professora participante da pesquisa, selecionamos uma aula “típica” e analisamos os tipos de interações presentes e sua qualidade. A análise que fizemos contou com anotações de campo, com uma entrevista junto à professora e com a transcrição das aulas observadas. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa ”” um estudo de caso ”” e de caráter interpretativista, visa revelar os tipos de interação flagrados no contexto em foco, bem como suas qualidades relativas. Os turnos, na sua grande maioria produzidos na língua-alvo, caracterizaram-se por serem massivamente do tipo IRA (iniciação-resposta-avaliação), típico de uma relação formal focada no estudo da forma da língua. As interações soam engessadas, pré-fabricadas, resultando num envolvimento precário dos aprendizes com poucas chances de aquisição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805
10.26512/rhla.v9i1.805
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v9i1.805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/805/693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344814604288