O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218 |
Resumo: | Esta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005); Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado. |
id |
UNB-30_c161255c74164e402824203e5191cf52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefasEnsino temático;Tarefa comunicativa;Competência comunicativa;Alunos de LetrasEsta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005); Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/121810.26512/rhla.v12i1.1218Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218/1059Barbirato, Rita de CássiaCassoli, Elaine Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.600392Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
title |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
spellingShingle |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas Barbirato, Rita de Cássia Ensino temático; Tarefa comunicativa; Competência comunicativa; Alunos de Letras |
title_short |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
title_full |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
title_fullStr |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
title_sort |
O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas |
author |
Barbirato, Rita de Cássia |
author_facet |
Barbirato, Rita de Cássia Cassoli, Elaine Regina |
author_role |
author |
author2 |
Cassoli, Elaine Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbirato, Rita de Cássia Cassoli, Elaine Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino temático; Tarefa comunicativa; Competência comunicativa; Alunos de Letras |
topic |
Ensino temático; Tarefa comunicativa; Competência comunicativa; Alunos de Letras |
description |
Esta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005); Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218 10.26512/rhla.v12i1.1218 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v12i1.1218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218/1059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345281220608 |