O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbirato, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cassoli, Elaine Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218
Resumo: Esta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005);   Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado.
id UNB-30_c161255c74164e402824203e5191cf52
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefasEnsino temático;Tarefa comunicativa;Competência comunicativa;Alunos de LetrasEsta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005);   Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/121810.26512/rhla.v12i1.1218Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218/1059Barbirato, Rita de CássiaCassoli, Elaine Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.600392Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
title O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
spellingShingle O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
Barbirato, Rita de Cássia
Ensino temático;
Tarefa comunicativa;
Competência comunicativa;
Alunos de Letras
title_short O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
title_full O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
title_fullStr O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
title_full_unstemmed O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
title_sort O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
author Barbirato, Rita de Cássia
author_facet Barbirato, Rita de Cássia
Cassoli, Elaine Regina
author_role author
author2 Cassoli, Elaine Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbirato, Rita de Cássia
Cassoli, Elaine Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino temático;
Tarefa comunicativa;
Competência comunicativa;
Alunos de Letras
topic Ensino temático;
Tarefa comunicativa;
Competência comunicativa;
Alunos de Letras
description Esta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005);   Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218
10.26512/rhla.v12i1.1218
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v12i1.1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218/1059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345281220608