O eu e a nova língua: identidades e ensino/aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/971 |
Resumo: | O modo como os alunos se posicionam diante da aprendizagem de uma LE pode exercer uma grande influência em seu processo de aquisição. As identidades determinam como a relação de professores e alunos com o mundo é construída no tempo e no espaço (NORTON, 2000), de forma que permeiam todo o processo de ensino/aprendizagem. As identidades têm também estreita relação com o contexto, sendo socialmente construídas, influenciando as ações e interações e sendo por elas influenciadas (HALL, 2000; MOITA LOPES, 2003; NORTON, 2000; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000). O objetivo deste trabalho é sensibilizar os agentes do processo de ensino/aprendizagem de LE para a importância da questão das identidades nesse processo. Dessa maneira, novas pesquisas podem ser realizadas para que possamos conhecer mais sobre essa complexa teia de relações e (re)construções identitárias que pode influenciar o ensino/aprendizagem de LE e, assim, propor melhorias nesse processo. |
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O eu e a nova língua: identidades e ensino/aprendizagem de língua estrangeiraEnsino/aprendizagem de LE;Identidades;Construção identitáriaO modo como os alunos se posicionam diante da aprendizagem de uma LE pode exercer uma grande influência em seu processo de aquisição. As identidades determinam como a relação de professores e alunos com o mundo é construída no tempo e no espaço (NORTON, 2000), de forma que permeiam todo o processo de ensino/aprendizagem. As identidades têm também estreita relação com o contexto, sendo socialmente construídas, influenciando as ações e interações e sendo por elas influenciadas (HALL, 2000; MOITA LOPES, 2003; NORTON, 2000; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000). O objetivo deste trabalho é sensibilizar os agentes do processo de ensino/aprendizagem de LE para a importância da questão das identidades nesse processo. Dessa maneira, novas pesquisas podem ser realizadas para que possamos conhecer mais sobre essa complexa teia de relações e (re)construções identitárias que pode influenciar o ensino/aprendizagem de LE e, assim, propor melhorias nesse processo.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2012-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/97110.26512/rhla.v10i1.971Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 10 No. 1 (2011)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 10 n. 1 (2011)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/971/842Couto, Letícia Coroa doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:59:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/971Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:19.204455Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
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