A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22830 |
Resumo: | A atividade docente tem se tornado, nos últimos tempos, conscientemente complexa devido aos múltiplos elementos intervenientes no processo educativo. Ensinar parece ser mais do que dominar o conteúdo temático de uma dada disciplina e outras dimensões tornam-se significativas na composição do exercício da atividade docente. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa discute a construção da identidade do professor universitário a partir do diálogo com seus alunos e da própria autoavaliação docente na interação com seu contexto avaliativo institucional. Os participantes são professores e alunos do curso de Letras - Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico consideram-se, principalmente, os conceitos de avaliação de Dias Sobrinho (2010), Ristoff (2003), Archanjo (2010), bem como os conceitos de identidade inseridos na perspectiva dos estudos socioculturais na pós-modernidade de Hall (2006), Bauman (2005) e Bajoit (2009). No que concerne a avaliação da docência são considerados os diversos fatores condicionantes do processo de avaliação do professor segundo Moreira (1988) e Garduño (2000), assim como os estudos sobre alteridade (BAKHTIN, 2003) e sobre identidade profissional (DUBAR, 2005). O objetivo da pesquisa consistiu em analisar como a avaliação docente, como olhar externo, pode contribuir para a construção identitária do professor de nível superior. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativa de métodos mistos que permitisse a análise de dados quantitativos e qualitativos. O corpus foi constituído por uma base documental, a partir dos questionários de avaliação do docente, de suas notas médias e dos comentários discentes, além de entrevistas semiestruturadas com os docentes. A análise dos dados revelou uma ampla aceitação do espaço dialógico auxiliar proposto pela instituição, como elemento favorecedor de atitudes e práticas significantes na construção identitária docente, visibilizando a reflexividade e produtividade como elementos determinantes em seu desempenho institucional como professores formadores. A pesquisa conclui que a identidade docente se constrói basicamente no diálogo permanente entre os dois grupos de atores (alunos e professores), na procura do melhoramento da qualidade das ações educativas, na compreensão das relações interpessoais e no surgimento de novos diálogos. |
id |
UFRN_7a50cb8de0bd1813a1d98e6ea42f187a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22830 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bravo, Diego MartinFaria, Marilia Varella Bezerra deCavalcante, Ilane FerreiraArchanjo, Renata2017-05-08T18:00:17Z2017-05-08T18:00:17Z2016-02-16BRAVO, Diego Martin. A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira. 2016. 200f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22830A atividade docente tem se tornado, nos últimos tempos, conscientemente complexa devido aos múltiplos elementos intervenientes no processo educativo. Ensinar parece ser mais do que dominar o conteúdo temático de uma dada disciplina e outras dimensões tornam-se significativas na composição do exercício da atividade docente. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa discute a construção da identidade do professor universitário a partir do diálogo com seus alunos e da própria autoavaliação docente na interação com seu contexto avaliativo institucional. Os participantes são professores e alunos do curso de Letras - Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico consideram-se, principalmente, os conceitos de avaliação de Dias Sobrinho (2010), Ristoff (2003), Archanjo (2010), bem como os conceitos de identidade inseridos na perspectiva dos estudos socioculturais na pós-modernidade de Hall (2006), Bauman (2005) e Bajoit (2009). No que concerne a avaliação da docência são considerados os diversos fatores condicionantes do processo de avaliação do professor segundo Moreira (1988) e Garduño (2000), assim como os estudos sobre alteridade (BAKHTIN, 2003) e sobre identidade profissional (DUBAR, 2005). O objetivo da pesquisa consistiu em analisar como a avaliação docente, como olhar externo, pode contribuir para a construção identitária do professor de nível superior. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativa de métodos mistos que permitisse a análise de dados quantitativos e qualitativos. O corpus foi constituído por uma base documental, a partir dos questionários de avaliação do docente, de suas notas médias e dos comentários discentes, além de entrevistas semiestruturadas com os docentes. A análise dos dados revelou uma ampla aceitação do espaço dialógico auxiliar proposto pela instituição, como elemento favorecedor de atitudes e práticas significantes na construção identitária docente, visibilizando a reflexividade e produtividade como elementos determinantes em seu desempenho institucional como professores formadores. A pesquisa conclui que a identidade docente se constrói basicamente no diálogo permanente entre os dois grupos de atores (alunos e professores), na procura do melhoramento da qualidade das ações educativas, na compreensão das relações interpessoais e no surgimento de novos diálogos.A atividade docente tem se tornado, nos últimos tempos, conscientemente complexa devido aos múltiplos elementos intervenientes no processo educativo. Ensinar parece ser mais do que dominar o conteúdo temático de uma dada disciplina e outras dimensões tornam-se significativas na composição do exercício da atividade docente. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa discute a construção da identidade do professor universitário a partir do diálogo com seus alunos e da própria autoavaliação docente na interação com seu contexto avaliativo institucional. Os participantes são professores e alunos do curso de Letras - Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico consideram-se, principalmente, os conceitos de avaliação de Dias Sobrinho (2010), Ristoff (2003), Archanjo (2010), bem como os conceitos de identidade inseridos na perspectiva dos estudos socioculturais na pós-modernidade de Hall (2006), Bauman (2005) e Bajoit (2009). No que concerne a avaliação da docência são considerados os diversos fatores condicionantes do processo de avaliação do professor segundo Moreira (1988) e Garduño (2000), assim como os estudos sobre alteridade (BAKHTIN, 2003) e sobre identidade profissional (DUBAR, 2005). O objetivo da pesquisa consistiu em analisar como a avaliação docente, como olhar externo, pode contribuir para a construção identitária do professor de nível superior. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativa de métodos mistos que permitisse a análise de dados quantitativos e qualitativos. O corpus foi constituído por uma base documental, a partir dos questionários de avaliação do docente, de suas notas médias e dos comentários discentes, além de entrevistas semiestruturadas com os docentes. A análise dos dados revelou uma ampla aceitação do espaço dialógico auxiliar proposto pela instituição, como elemento favorecedor de atitudes e práticas significantes na construção identitária docente, visibilizando a reflexividade e produtividade como elementos determinantes em seu desempenho institucional como professores formadores. A pesquisa conclui que a identidade docente se constrói basicamente no diálogo permanente entre os dois grupos de atores (alunos e professores), na procura do melhoramento da qualidade das ações educativas, na compreensão das relações interpessoais e no surgimento de novos diálogos.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAvaliação DocenteConstrução IdentitáriaProfessor UniversitárioEnsino de EspanholA avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiegoMartinBravo_DISSERT.pdfDiegoMartinBravo_DISSERT.pdfapplication/pdf2765200https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22830/1/DiegoMartinBravo_DISSERT.pdf99ffb792bf0f4143de6ab9b82a58fea1MD51TEXTDiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.txtDiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain363083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22830/4/DiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.txta98a9113c2219037b4e7ae685c010173MD54THUMBNAILDiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.jpgDiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2965https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22830/5/DiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.jpg0188a8a915bca886f5deea406cf90681MD55123456789/228302017-11-04 09:55:02.557oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22830Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T12:55:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
title |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira Bravo, Diego Martin CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Avaliação Docente Construção Identitária Professor Universitário Ensino de Espanhol |
title_short |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira |
author |
Bravo, Diego Martin |
author_facet |
Bravo, Diego Martin |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Ilane Ferreira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bravo, Diego Martin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Archanjo, Renata |
contributor_str_mv |
Archanjo, Renata |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Avaliação Docente Construção Identitária Professor Universitário Ensino de Espanhol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Docente Construção Identitária Professor Universitário Ensino de Espanhol |
description |
A atividade docente tem se tornado, nos últimos tempos, conscientemente complexa devido aos múltiplos elementos intervenientes no processo educativo. Ensinar parece ser mais do que dominar o conteúdo temático de uma dada disciplina e outras dimensões tornam-se significativas na composição do exercício da atividade docente. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa discute a construção da identidade do professor universitário a partir do diálogo com seus alunos e da própria autoavaliação docente na interação com seu contexto avaliativo institucional. Os participantes são professores e alunos do curso de Letras - Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico consideram-se, principalmente, os conceitos de avaliação de Dias Sobrinho (2010), Ristoff (2003), Archanjo (2010), bem como os conceitos de identidade inseridos na perspectiva dos estudos socioculturais na pós-modernidade de Hall (2006), Bauman (2005) e Bajoit (2009). No que concerne a avaliação da docência são considerados os diversos fatores condicionantes do processo de avaliação do professor segundo Moreira (1988) e Garduño (2000), assim como os estudos sobre alteridade (BAKHTIN, 2003) e sobre identidade profissional (DUBAR, 2005). O objetivo da pesquisa consistiu em analisar como a avaliação docente, como olhar externo, pode contribuir para a construção identitária do professor de nível superior. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativa de métodos mistos que permitisse a análise de dados quantitativos e qualitativos. O corpus foi constituído por uma base documental, a partir dos questionários de avaliação do docente, de suas notas médias e dos comentários discentes, além de entrevistas semiestruturadas com os docentes. A análise dos dados revelou uma ampla aceitação do espaço dialógico auxiliar proposto pela instituição, como elemento favorecedor de atitudes e práticas significantes na construção identitária docente, visibilizando a reflexividade e produtividade como elementos determinantes em seu desempenho institucional como professores formadores. A pesquisa conclui que a identidade docente se constrói basicamente no diálogo permanente entre os dois grupos de atores (alunos e professores), na procura do melhoramento da qualidade das ações educativas, na compreensão das relações interpessoais e no surgimento de novos diálogos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T18:00:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-08T18:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAVO, Diego Martin. A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira. 2016. 200f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22830 |
identifier_str_mv |
BRAVO, Diego Martin. A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira. 2016. 200f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22830/1/DiegoMartinBravo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22830/4/DiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22830/5/DiegoMartinBravo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99ffb792bf0f4143de6ab9b82a58fea1 a98a9113c2219037b4e7ae685c010173 0188a8a915bca886f5deea406cf90681 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117760372703232 |