Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal, Luciane Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366
Resumo: A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento.   Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade.
id UNEB-4_0931c74b7200ce0f7e9d89a1139e91de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/366
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeiraIdentidade linguístico-culturalEnsino-aprendizagem de LEPós-modernidade.A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento.   Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/36610.35499/tl.v0i6.366Tabuleiro de Letras; n. 6 (2013); 98-1182176-578210.35499/tl.v0i6reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366/322Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaschoal, Luciane Cristina2019-06-19T17:20:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/366Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-19T17:20:08Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Paschoal, Luciane Cristina
Identidade linguístico-cultural
Ensino-aprendizagem de LE
Pós-modernidade.
title_short Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_full Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
title_sort Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
author Paschoal, Luciane Cristina
author_facet Paschoal, Luciane Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoal, Luciane Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade linguístico-cultural
Ensino-aprendizagem de LE
Pós-modernidade.
topic Identidade linguístico-cultural
Ensino-aprendizagem de LE
Pós-modernidade.
description A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento.   Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366
10.35499/tl.v0i6.366
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i6.366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 6 (2013); 98-118
2176-5782
10.35499/tl.v0i6
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679026348032