Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366 |
Resumo: | A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento. Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade. |
id |
UNEB-4_0931c74b7200ce0f7e9d89a1139e91de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/366 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeiraIdentidade linguístico-culturalEnsino-aprendizagem de LEPós-modernidade.A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento. Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/36610.35499/tl.v0i6.366Tabuleiro de Letras; n. 6 (2013); 98-1182176-578210.35499/tl.v0i6reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366/322Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaschoal, Luciane Cristina2019-06-19T17:20:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/366Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-19T17:20:08Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
spellingShingle |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira Paschoal, Luciane Cristina Identidade linguístico-cultural Ensino-aprendizagem de LE Pós-modernidade. |
title_short |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_full |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_fullStr |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
title_sort |
Questões de identidade no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira |
author |
Paschoal, Luciane Cristina |
author_facet |
Paschoal, Luciane Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoal, Luciane Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade linguístico-cultural Ensino-aprendizagem de LE Pós-modernidade. |
topic |
Identidade linguístico-cultural Ensino-aprendizagem de LE Pós-modernidade. |
description |
A questão da identidade tem despertado o interesse de pesquisadores no campo aplicado dos estudos da linguagem, e, assim, tem sido bastante estudada nos últimos anos. Apesar de focos diferentes, os estudiosos afirmam que as identidades estão sempre em transformação, sendo constantemente (re)definidas. Devido à grande variedade de pesquisas sobre o assunto e à transdisciplinaridade presente nos estudos sobre o tema, o termo vem sendo utilizado em diversas perspectivas, de modo que analisar como as questões de identidade são estudadas e relacionar as teorias de diferentes campos pode favorecer o melhor entendimento do conceito, o que pode auxiliar novas pesquisas sobre o tema. No presente artigo, o objetivo concentra-se em apresentar os conceitos de identidade relevantes para estudos em LA, estabelecer relações teóricas entre identidade, pós-modernidade e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, além de discutir os aspectos culturais presentes na aprendizagem de línguas. Considerando que a hibridização e a fluidez são aspectos presentes na pós-modernidade e essenciais para compreendê-la, parece-nos fundamental considerar identidade sob uma perspectiva transdisciplinar. É preciso considerar a pluralidade de referências como algo positivo e entender que a fluidez é de extrema relevância na construção de conhecimento. Palavras-chave: Identidade linguístico-cultural; Ensino-aprendizagem de LE; Pós-modernidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366 10.35499/tl.v0i6.366 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v0i6.366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/366/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; n. 6 (2013); 98-118 2176-5782 10.35499/tl.v0i6 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211679026348032 |