Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamero, Raquel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413
Resumo: Resumo Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores.   Abstract Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009).  The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development. Keywords: Identity. Representations. Teacher education.
id UNB-30_e6db8e643e399a41cf0720e01a24d7f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1413
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesaIdentidades;Representações;Educação de professoresResumo Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores.   Abstract Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009).  The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development. Keywords: Identity. Representations. Teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/141310.26512/rhla.v14i2.1413Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413/1246Gamero, RaquelCristovão, Vera Lúcia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1413Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.609041Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
title Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
spellingShingle Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
Gamero, Raquel
Identidades;
Representações;
Educação de professores
title_short Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
title_full Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
title_fullStr Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
title_sort Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
author Gamero, Raquel
author_facet Gamero, Raquel
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamero, Raquel
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades;
Representações;
Educação de professores
topic Identidades;
Representações;
Educação de professores
description Resumo Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores.   Abstract Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009).  The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development. Keywords: Identity. Representations. Teacher education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413
10.26512/rhla.v14i2.1413
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v14i2.1413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413/1246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345337843712