Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413 |
Resumo: | Resumo Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores. Abstract Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development. Keywords: Identity. Representations. Teacher education. |
id |
UNB-30_e6db8e643e399a41cf0720e01a24d7f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1413 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesaIdentidades;Representações;Educação de professoresResumo Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores. Abstract Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development. Keywords: Identity. Representations. Teacher education.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/141310.26512/rhla.v14i2.1413Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413/1246Gamero, RaquelCristovão, Vera Lúcia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1413Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.609041Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
title |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
spellingShingle |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa Gamero, Raquel Identidades; Representações; Educação de professores |
title_short |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
title_full |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
title_fullStr |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
title_sort |
Identidades e(m) representações sobre um curso sobre uso de novas tecnologias na educação continuada de professores de língua inglesa |
author |
Gamero, Raquel |
author_facet |
Gamero, Raquel Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gamero, Raquel Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades; Representações; Educação de professores |
topic |
Identidades; Representações; Educação de professores |
description |
Resumo Com base na compreensão da educação continuada de professores de línguas como um espaço propício para a (re)construção contínua de saberes relacionados ao trabalho docente e para (res)significação de suas representações sociais, neste trabalho temos por objetivos analisar representações dos professores envolvidos em um curso de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias no ensino de inglês na Educação Básica e investigar indícios de (re)constituição identitária presentes em textos escritos (relatos de experiência). Neste trabalho são analisados os elementos contextuais mais emergentes, o levantamento do conteúdo temático (BULEA, 2010) e alguns elementos linguísticos que se sobressaem nos dados (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). Os resultados indicam as dificuldades dos professores em relação ao uso de ferramentas tecnológicas bem como as percepções desses participantes em relação à proposta de formação continuada e do impacto dessa formação em seu desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Identidades. Representações. Educação de professores. Abstract Continuing teacher education can be seen as a favorable space for teachers to (re)construct teaching-related knowledge and to (re)signify their social representations. Drawing from that, in this article, we aim to analyze teachers’ representations of new technologies during their engagement in a continuing education course for the teaching of English for basic education and to investigate traces of their identity (re)constitution present in written texts (experience reports). Hence, in this paper, we analyze the contextual elements, the themes (BULEA, 2010) and some linguistic elements emerging from the data (KERBRAT-ORECCHIONI, 1980; BRONCKART, 2009). The results point at teachers’ difficulties to deal with technological tools as well as their perceptions upon the continuing education proposal and its impact in their professional development. Keywords: Identity. Representations. Teacher education. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413 10.26512/rhla.v14i2.1413 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v14i2.1413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1413/1246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345337843712 |