A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/602
Resumo: A compreensão da linguagem é o conjunto de processos, graças aos quais uma conexão lingüística ou extra-lingüística torna-se um enriquecimento de informações e experiências. Nossa intenção é demonstrar o embasamento científico pontuando alguns pontos cruciais para o entendimento da relação entre a contextualização e a neurolingüística. Temos um duplo conhecimento: lingüístico e experimental. Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. Para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira isto implica que devem ser oferecidos aos alunos input e atividades diferenciadas que contemplem ambas as modalidades do cérebro, língua e contexto, para que a aprendizagem se realize de maneira mais aprofundada e rica.  
id UNB-30_e9d2bef9dcb89619fed74e1fa662cc6b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/602
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeiraEnsino;Aprendizagem;Língua Estrangeira;Contextualização;Neurolingüística;CulturaA compreensão da linguagem é o conjunto de processos, graças aos quais uma conexão lingüística ou extra-lingüística torna-se um enriquecimento de informações e experiências. Nossa intenção é demonstrar o embasamento científico pontuando alguns pontos cruciais para o entendimento da relação entre a contextualização e a neurolingüística. Temos um duplo conhecimento: lingüístico e experimental. Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. Para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira isto implica que devem ser oferecidos aos alunos input e atividades diferenciadas que contemplem ambas as modalidades do cérebro, língua e contexto, para que a aprendizagem se realize de maneira mais aprofundada e rica.  Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/60210.26512/rhla.v7i1.602Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 115Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 1152237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/602/507Silva, Rafael Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:48:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/602Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.347741Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
title A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
spellingShingle A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
Silva, Rafael Ferreira da
Ensino;
Aprendizagem;
Língua Estrangeira;
Contextualização;
Neurolingüística;
Cultura
title_short A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
title_full A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
title_fullStr A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
title_sort A relação entre a contextualização e a neurolingüística no ensino de língua estrangeira
author Silva, Rafael Ferreira da
author_facet Silva, Rafael Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino;
Aprendizagem;
Língua Estrangeira;
Contextualização;
Neurolingüística;
Cultura
topic Ensino;
Aprendizagem;
Língua Estrangeira;
Contextualização;
Neurolingüística;
Cultura
description A compreensão da linguagem é o conjunto de processos, graças aos quais uma conexão lingüística ou extra-lingüística torna-se um enriquecimento de informações e experiências. Nossa intenção é demonstrar o embasamento científico pontuando alguns pontos cruciais para o entendimento da relação entre a contextualização e a neurolingüística. Temos um duplo conhecimento: lingüístico e experimental. Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. Para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira isto implica que devem ser oferecidos aos alunos input e atividades diferenciadas que contemplem ambas as modalidades do cérebro, língua e contexto, para que a aprendizagem se realize de maneira mais aprofundada e rica.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/602
10.26512/rhla.v7i1.602
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/602
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i1.602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/602/507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 1 (2008); 115
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 1 (2008); 115
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344223207424