Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública

Bibliographic Details
Main Author: Pinheiro, Michelle Soares
Publication Date: 2017
Other Authors: Alencar, Claudiana Nogueira de
Format: Article
Language: por
Source: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Download full: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1456
Summary: Resumo Este artigo é baseado em um relato de experiência docente, em que tivemos a pretensão de estimular a reflexividade linguística dos alunos adolescentes da rede pública de ensino da capital cearense. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: superdiversidade e transidioma (MOITA LOPES, 2013; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011); multimodalidade e multiletramentos (JEWITT, 2010; SOARES, 2002; ROJO, 2012). Dessa forma, almejamos escrever como ocorrem os usos transidiomáticos nas práticas sociais dos alunos do 2o ano do ensino médio na construção de textos multimodais, a partir da perspectiva da superdiversidade e da multimodalidade. Diante do exposto, acreditamos que os usos transidiomáticos devem estar presentes nas práticas discursivas da escola, principalmente nas aulas de língua estrangeira, a fim de sensibilizar os alunos em prol de uma visão sociolinguística emancipatória. Palavras-chave: Transidioma. Multimodalidade. Experiência docente.   Transidiomatic practices in Spanish as a Second Language: multimodality in the public school Abstract This paper is based on a teaching experience, from a perspective of the linguistic reflexivity for high school students of a public school located in Fortaleza, Ceará, Brazil. The theoretical framework is related to these approaches: superdiversity and transidiomatic uses of language (MOITA LOPES, 2013; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011); multimodality and multiliteracies (JEWITT, 2010; SOARES, 2002; ROJO, 2012). Thus we intend to show how transidiomatic linguistic uses occur in the social practices of the students from high school of the second degree in Brazil. We will see, in fact, the construal of multimodal texts, from the perspective of the superdiversity and the multimodality. We consider transidiomatic uses as present in the classes, mainly in second language classes, in order to make the students aware of an emancipatory sociolinguistics view. Keywords: Transidioma. Multimodality. Teaching experience.
id UNB-30_fa7605c5ee3b0445cc801b42cb933c92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1456
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola públicaTransidioma;Multimodalidade;Experiência docenteResumo Este artigo é baseado em um relato de experiência docente, em que tivemos a pretensão de estimular a reflexividade linguística dos alunos adolescentes da rede pública de ensino da capital cearense. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: superdiversidade e transidioma (MOITA LOPES, 2013; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011); multimodalidade e multiletramentos (JEWITT, 2010; SOARES, 2002; ROJO, 2012). Dessa forma, almejamos escrever como ocorrem os usos transidiomáticos nas práticas sociais dos alunos do 2o ano do ensino médio na construção de textos multimodais, a partir da perspectiva da superdiversidade e da multimodalidade. Diante do exposto, acreditamos que os usos transidiomáticos devem estar presentes nas práticas discursivas da escola, principalmente nas aulas de língua estrangeira, a fim de sensibilizar os alunos em prol de uma visão sociolinguística emancipatória. Palavras-chave: Transidioma. Multimodalidade. Experiência docente.   Transidiomatic practices in Spanish as a Second Language: multimodality in the public school Abstract This paper is based on a teaching experience, from a perspective of the linguistic reflexivity for high school students of a public school located in Fortaleza, Ceará, Brazil. The theoretical framework is related to these approaches: superdiversity and transidiomatic uses of language (MOITA LOPES, 2013; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011); multimodality and multiliteracies (JEWITT, 2010; SOARES, 2002; ROJO, 2012). Thus we intend to show how transidiomatic linguistic uses occur in the social practices of the students from high school of the second degree in Brazil. We will see, in fact, the construal of multimodal texts, from the perspective of the superdiversity and the multimodality. We consider transidiomatic uses as present in the classes, mainly in second language classes, in order to make the students aware of an emancipatory sociolinguistics view. Keywords: Transidioma. Multimodality. Teaching experience.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/145610.26512/rhla.v15i2.1456Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1456/1285Pinheiro, Michelle SoaresAlencar, Claudiana Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1456Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.203845Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
title Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
spellingShingle Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
Pinheiro, Michelle Soares
Transidioma;
Multimodalidade;
Experiência docente
title_short Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
title_full Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
title_fullStr Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
title_full_unstemmed Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
title_sort Práticas transidiomáticas na aula de Língua Espanhola: um relato de atividade multimodal na escola pública
author Pinheiro, Michelle Soares
author_facet Pinheiro, Michelle Soares
Alencar, Claudiana Nogueira de
author_role author
author2 Alencar, Claudiana Nogueira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Michelle Soares
Alencar, Claudiana Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Transidioma;
Multimodalidade;
Experiência docente
topic Transidioma;
Multimodalidade;
Experiência docente
description Resumo Este artigo é baseado em um relato de experiência docente, em que tivemos a pretensão de estimular a reflexividade linguística dos alunos adolescentes da rede pública de ensino da capital cearense. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: superdiversidade e transidioma (MOITA LOPES, 2013; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011); multimodalidade e multiletramentos (JEWITT, 2010; SOARES, 2002; ROJO, 2012). Dessa forma, almejamos escrever como ocorrem os usos transidiomáticos nas práticas sociais dos alunos do 2o ano do ensino médio na construção de textos multimodais, a partir da perspectiva da superdiversidade e da multimodalidade. Diante do exposto, acreditamos que os usos transidiomáticos devem estar presentes nas práticas discursivas da escola, principalmente nas aulas de língua estrangeira, a fim de sensibilizar os alunos em prol de uma visão sociolinguística emancipatória. Palavras-chave: Transidioma. Multimodalidade. Experiência docente.   Transidiomatic practices in Spanish as a Second Language: multimodality in the public school Abstract This paper is based on a teaching experience, from a perspective of the linguistic reflexivity for high school students of a public school located in Fortaleza, Ceará, Brazil. The theoretical framework is related to these approaches: superdiversity and transidiomatic uses of language (MOITA LOPES, 2013; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011); multimodality and multiliteracies (JEWITT, 2010; SOARES, 2002; ROJO, 2012). Thus we intend to show how transidiomatic linguistic uses occur in the social practices of the students from high school of the second degree in Brazil. We will see, in fact, the construal of multimodal texts, from the perspective of the superdiversity and the multimodality. We consider transidiomatic uses as present in the classes, mainly in second language classes, in order to make the students aware of an emancipatory sociolinguistics view. Keywords: Transidioma. Multimodality. Teaching experience.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1456
10.26512/rhla.v15i2.1456
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1456
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i2.1456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1456/1285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345359863808