Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848 |
Resumo: | Pedro Demo é um eminente educador e autor de referência na pesquisa educacional brasileira. Cursou filosofia na Faculdade dos Franciscanos, em Curitiba (1961-1963), e realizou seu doutoramento em Sociologia na Universidade de Saarbrücken, na Alemanha (1967-1971), recebendo, inclusive, prêmio por sua tese, publicada em alemão, em 1973, pela Editora Anton Hain, Meisenheim. É professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), além de conferencista e autor de inúmeros livros, por exemplo, Pesquisa e Construção do Conhecimento e Metodologia do Conhecimento Científico, lançados pela Editora Tempo Brasileiro, Educar pela Pesquisa e Avaliação Qualitativa, pela Autores Associados, Pesquisa: Princípio Científico e Educativo, pela Cortez, Aprender como autor e Ciência Rebelde, pela Atlas Editora, dentre outros. |
id |
UNB-32_157cdf5384169b7d7c261bcd6e861de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21848 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro DemoEntrevistaPedro Demo é um eminente educador e autor de referência na pesquisa educacional brasileira. Cursou filosofia na Faculdade dos Franciscanos, em Curitiba (1961-1963), e realizou seu doutoramento em Sociologia na Universidade de Saarbrücken, na Alemanha (1967-1971), recebendo, inclusive, prêmio por sua tese, publicada em alemão, em 1973, pela Editora Anton Hain, Meisenheim. É professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), além de conferencista e autor de inúmeros livros, por exemplo, Pesquisa e Construção do Conhecimento e Metodologia do Conhecimento Científico, lançados pela Editora Tempo Brasileiro, Educar pela Pesquisa e Avaliação Qualitativa, pela Autores Associados, Pesquisa: Princípio Científico e Educativo, pela Cortez, Aprender como autor e Ciência Rebelde, pela Atlas Editora, dentre outros.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2184810.26512/lc.v24i0.21848Linhas Críticas; Vol. 24 (2018): Revista Linhas Críticas v.24; e21848Linhas Críticas; Vol. 24 (2018): Revista Linhas Críticas v.24; e21848Linhas Críticas; v. 24 (2018): Revista Linhas Críticas v.24; e218481981-04311516-489610.26512/lc.v24i0reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848/20155https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848/31504Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Eunice Andrade de Oliveira2022-02-08T20:02:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21848Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T20:02:54Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
title |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
spellingShingle |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo Menezes, Eunice Andrade de Oliveira Entrevista |
title_short |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
title_full |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
title_fullStr |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
title_full_unstemmed |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
title_sort |
Produção de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo |
author |
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira |
author_facet |
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista |
topic |
Entrevista |
description |
Pedro Demo é um eminente educador e autor de referência na pesquisa educacional brasileira. Cursou filosofia na Faculdade dos Franciscanos, em Curitiba (1961-1963), e realizou seu doutoramento em Sociologia na Universidade de Saarbrücken, na Alemanha (1967-1971), recebendo, inclusive, prêmio por sua tese, publicada em alemão, em 1973, pela Editora Anton Hain, Meisenheim. É professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), além de conferencista e autor de inúmeros livros, por exemplo, Pesquisa e Construção do Conhecimento e Metodologia do Conhecimento Científico, lançados pela Editora Tempo Brasileiro, Educar pela Pesquisa e Avaliação Qualitativa, pela Autores Associados, Pesquisa: Princípio Científico e Educativo, pela Cortez, Aprender como autor e Ciência Rebelde, pela Atlas Editora, dentre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848 10.26512/lc.v24i0.21848 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v24i0.21848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848/20155 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21848/31504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 24 (2018): Revista Linhas Críticas v.24; e21848 Linhas Críticas; Vol. 24 (2018): Revista Linhas Críticas v.24; e21848 Linhas Críticas; v. 24 (2018): Revista Linhas Críticas v.24; e21848 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v24i0 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309287345422336 |