Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551 |
Resumo: | Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares. |
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Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentesCultura;; Dominação;Instituição escolarEste artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/355110.26512/lc.v15i29.3551Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325Linhas Críticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-3251981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551/3235Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luís Gustavo Alexandre da2022-09-09T16:26:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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