Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Eduardo Altheman Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444
http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015
Resumo: O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
id UNB_f37fc2f1594fc647d22e0e5035da371a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33444
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a culturaSocialization and domination : Frankfurt School and cultureCulturaDominaçãoFrankfurt, Escola de sociologia deTeoria críticaO artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.The article discusses the contributions of the Frankfurt School to the debate on culture within capitalism. Certain writings of Max Horkheimer, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse are analyzed, which, with their peculiarities and nuances, share a general diagnosis about the functioning of culture in late capitalism. The guiding thread of the article is to examine how culture is investigated by these authors as an indispensable sphere for the expanded reproduction of capitalist relations, inasmuch as it establishes itself as a privileged instance of socialization and subjectivation, especially after World War II.Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo2019-01-02T13:51:56Z2019-01-02T13:51:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015Tempo Social - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Bruna Della Torre de CarvalhoSantos, Eduardo Altheman Camargoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/33444Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
Socialization and domination : Frankfurt School and culture
title Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
spellingShingle Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Cultura
Dominação
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
title_short Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_full Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_fullStr Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_full_unstemmed Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_sort Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
author Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
author_facet Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Santos, Eduardo Altheman Camargo
author_role author
author2 Santos, Eduardo Altheman Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Santos, Eduardo Altheman Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Dominação
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
topic Cultura
Dominação
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
description O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:56Z
2019-01-02T13:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444
http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015
identifier_str_mv LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444
http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878141685760