Dominação Social, Dominação Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659 |
Resumo: | Neste ensaio, a autora reflete sobre o período de trinta anos em que trabalhou no Centro de Sociologia Européia e, depois, no Centro de Sociologia da Educação e da Cultura (CSEC) ao lado de Bourdieu, sobre as pesquisas então realizadas nesse centro e sobre a experiência de trabalho com o célebre sociólogo francês. Ela lembra o importante papel exercido pelo Centro no estímulo à pesquisa em Ciências Sociais e o momento em que se desligou da instituição, nos anos 90, em razão de um certo controle exercido pelo diretor sobre as idéias dos pesquisadores e doutorandos. O texto focaliza, em particular, uma das mais importantes pesquisas coletivas realizadas pelo centro sobre as Grandes Écoles na França, apontando para suas contribuições mas também para os limites dos resultados. Ao fazê-lo, a autora se remete à própria concepção do funcionamento social e da instituição escolar que celebrizou mundialmente a obra de Pierre Bourdieu. |
id |
UFRGS-9_e8bef8841ae98d7399f12e547fd9bba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25659 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Dominação Social, Dominação EscolarFormas de dominaçãopesquisainstituição escolarsociologiaGrandes Écoles.Neste ensaio, a autora reflete sobre o período de trinta anos em que trabalhou no Centro de Sociologia Européia e, depois, no Centro de Sociologia da Educação e da Cultura (CSEC) ao lado de Bourdieu, sobre as pesquisas então realizadas nesse centro e sobre a experiência de trabalho com o célebre sociólogo francês. Ela lembra o importante papel exercido pelo Centro no estímulo à pesquisa em Ciências Sociais e o momento em que se desligou da instituição, nos anos 90, em razão de um certo controle exercido pelo diretor sobre as idéias dos pesquisadores e doutorandos. O texto focaliza, em particular, uma das mais importantes pesquisas coletivas realizadas pelo centro sobre as Grandes Écoles na França, apontando para suas contribuições mas também para os limites dos resultados. Ao fazê-lo, a autora se remete à própria concepção do funcionamento social e da instituição escolar que celebrizou mundialmente a obra de Pierre Bourdieu.FACED - UFRGS2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659/14990de Saint Martin, Moniqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:26:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/25659Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:26:34Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dominação Social, Dominação Escolar |
title |
Dominação Social, Dominação Escolar |
spellingShingle |
Dominação Social, Dominação Escolar de Saint Martin, Monique Formas de dominação pesquisa instituição escolar sociologia Grandes Écoles. |
title_short |
Dominação Social, Dominação Escolar |
title_full |
Dominação Social, Dominação Escolar |
title_fullStr |
Dominação Social, Dominação Escolar |
title_full_unstemmed |
Dominação Social, Dominação Escolar |
title_sort |
Dominação Social, Dominação Escolar |
author |
de Saint Martin, Monique |
author_facet |
de Saint Martin, Monique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Saint Martin, Monique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formas de dominação pesquisa instituição escolar sociologia Grandes Écoles. |
topic |
Formas de dominação pesquisa instituição escolar sociologia Grandes Écoles. |
description |
Neste ensaio, a autora reflete sobre o período de trinta anos em que trabalhou no Centro de Sociologia Européia e, depois, no Centro de Sociologia da Educação e da Cultura (CSEC) ao lado de Bourdieu, sobre as pesquisas então realizadas nesse centro e sobre a experiência de trabalho com o célebre sociólogo francês. Ela lembra o importante papel exercido pelo Centro no estímulo à pesquisa em Ciências Sociais e o momento em que se desligou da instituição, nos anos 90, em razão de um certo controle exercido pelo diretor sobre as idéias dos pesquisadores e doutorandos. O texto focaliza, em particular, uma das mais importantes pesquisas coletivas realizadas pelo centro sobre as Grandes Écoles na França, apontando para suas contribuições mas também para os limites dos resultados. Ao fazê-lo, a autora se remete à própria concepção do funcionamento social e da instituição escolar que celebrizou mundialmente a obra de Pierre Bourdieu. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25659/14990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 1 (2003) Educação & Realidade; v. 28 n. 1 (2003) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984873738241 |