Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
DOI: | 10.26512/lc.v11i21.3239 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3239 |
Resumo: | O texto procura estabelecer uma relação entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau a respeito das festas populares e um festival cultural que se realiza anualmente em um pequeno município do norte brasileiro, como resultado de sua pesquisa de campo. Procura explorar também a atualidade do pensador genebrino com suas idéias de valorização da sensibilidade, da solidariedade, da liberdade e da igualdade como contraponto à atual desumanização processada pela desigualdade socioeconômica, globalização e mecanização das relações sociais. Por último, o texto busca salientar o papel da educação e, precisamente, das escolas e instituições públicas educacionais na promoção e valorização dos ideais humanos defendidos por Rousseau. |
id |
UNB-32_2b34176428a46b2869c34bd458537d07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3239 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
spelling |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de RousseauEducação;Cultura;Cultura popular;RousseauO texto procura estabelecer uma relação entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau a respeito das festas populares e um festival cultural que se realiza anualmente em um pequeno município do norte brasileiro, como resultado de sua pesquisa de campo. Procura explorar também a atualidade do pensador genebrino com suas idéias de valorização da sensibilidade, da solidariedade, da liberdade e da igualdade como contraponto à atual desumanização processada pela desigualdade socioeconômica, globalização e mecanização das relações sociais. Por último, o texto busca salientar o papel da educação e, precisamente, das escolas e instituições públicas educacionais na promoção e valorização dos ideais humanos defendidos por Rousseau. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/323910.26512/lc.v11i21.3239Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 187-216Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 187-216Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 187-2161981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3239/2924Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Wilson Alves de2022-09-09T15:41:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3239Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:41:55Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
title |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
spellingShingle |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau Paiva, Wilson Alves de Educação; Cultura; Cultura popular; Rousseau Paiva, Wilson Alves de Educação; Cultura; Cultura popular; Rousseau |
title_short |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
title_full |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
title_fullStr |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
title_full_unstemmed |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
title_sort |
Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau |
author |
Paiva, Wilson Alves de |
author_facet |
Paiva, Wilson Alves de Paiva, Wilson Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Wilson Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Cultura; Cultura popular; Rousseau |
topic |
Educação; Cultura; Cultura popular; Rousseau |
description |
O texto procura estabelecer uma relação entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau a respeito das festas populares e um festival cultural que se realiza anualmente em um pequeno município do norte brasileiro, como resultado de sua pesquisa de campo. Procura explorar também a atualidade do pensador genebrino com suas idéias de valorização da sensibilidade, da solidariedade, da liberdade e da igualdade como contraponto à atual desumanização processada pela desigualdade socioeconômica, globalização e mecanização das relações sociais. Por último, o texto busca salientar o papel da educação e, precisamente, das escolas e instituições públicas educacionais na promoção e valorização dos ideais humanos defendidos por Rousseau. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3239 10.26512/lc.v11i21.3239 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3239 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i21.3239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3239/2924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 187-216 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 187-216 Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 187-216 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i21 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1822178787104653312 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/lc.v11i21.3239 |