Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, José Miranda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Nubia Regina, Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19655
Resumo: Partindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.
id UNB-32_30907f1506b7add2769192276ef02e2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19655
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gêneroDiversidade sexualEducaçãoFenomenologiaPartindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1965510.26512/lc.v23i52.19655Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19655/18172Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, José MirandaMoreira, Nubia ReginaCrusoé, Nilma Margarida de Castro2021-09-13T18:49:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19655Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:49:03Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
title Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
spellingShingle Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
Oliveira Júnior, José Miranda
Diversidade sexual
Educação
Fenomenologia
title_short Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
title_full Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
title_fullStr Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
title_full_unstemmed Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
title_sort Escola e diversidade sexual: Narrativa sobre identidade de gênero
author Oliveira Júnior, José Miranda
author_facet Oliveira Júnior, José Miranda
Moreira, Nubia Regina
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
author_role author
author2 Moreira, Nubia Regina
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, José Miranda
Moreira, Nubia Regina
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade sexual
Educação
Fenomenologia
topic Diversidade sexual
Educação
Fenomenologia
description Partindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19655
10.26512/lc.v23i52.19655
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19655
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i52.19655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19655/18172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i52
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309287269924864