A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Giglio, Zula
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063
Resumo: De um ponto de vista privilegiado entre as teorias sobre o desenvolvimento da criatividade e a prática pedagógica em oficinas de criatividade para adolescentes, este estudo faz uma reflexão sobre as ligações intrínsecas entre autoconceito, auto-estima, pertencimento cultural e produção criativa. Conclui que quanto mais um indivíduo é independente e cônscio de si, mais a sua originalidade, característica essencial do ato criativo, manifesta-se com facilidade e pertinência. Discute ainda o papel da linguagem verbal na consciência de si e as vantagens da educação não formal para os trabalhos com criatividade.   
id UNB-32_30a5bc685a2430e42d21912ea3c80aa9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3063
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.Identidade;Criatividade;Linguagem verbal;Educação não formalDe um ponto de vista privilegiado entre as teorias sobre o desenvolvimento da criatividade e a prática pedagógica em oficinas de criatividade para adolescentes, este estudo faz uma reflexão sobre as ligações intrínsecas entre autoconceito, auto-estima, pertencimento cultural e produção criativa. Conclui que quanto mais um indivíduo é independente e cônscio de si, mais a sua originalidade, característica essencial do ato criativo, manifesta-se com facilidade e pertinência. Discute ainda o papel da linguagem verbal na consciência de si e as vantagens da educação não formal para os trabalhos com criatividade.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/306310.26512/lc.v8i15.3063Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-2461981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063/2758Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Giglio, Zula2022-09-09T14:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3063Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:29:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
title A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
spellingShingle A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
Garcia Giglio, Zula
Identidade;
Criatividade;
Linguagem verbal;
Educação não formal
title_short A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
title_full A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
title_fullStr A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
title_full_unstemmed A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
title_sort A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
author Garcia Giglio, Zula
author_facet Garcia Giglio, Zula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Giglio, Zula
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade;
Criatividade;
Linguagem verbal;
Educação não formal
topic Identidade;
Criatividade;
Linguagem verbal;
Educação não formal
description De um ponto de vista privilegiado entre as teorias sobre o desenvolvimento da criatividade e a prática pedagógica em oficinas de criatividade para adolescentes, este estudo faz uma reflexão sobre as ligações intrínsecas entre autoconceito, auto-estima, pertencimento cultural e produção criativa. Conclui que quanto mais um indivíduo é independente e cônscio de si, mais a sua originalidade, característica essencial do ato criativo, manifesta-se com facilidade e pertinência. Discute ainda o papel da linguagem verbal na consciência de si e as vantagens da educação não formal para os trabalhos com criatividade.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063
10.26512/lc.v8i15.3063
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i15.3063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063/2758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i15
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284933697536