A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063 |
Resumo: | De um ponto de vista privilegiado entre as teorias sobre o desenvolvimento da criatividade e a prática pedagógica em oficinas de criatividade para adolescentes, este estudo faz uma reflexão sobre as ligações intrínsecas entre autoconceito, auto-estima, pertencimento cultural e produção criativa. Conclui que quanto mais um indivíduo é independente e cônscio de si, mais a sua originalidade, característica essencial do ato criativo, manifesta-se com facilidade e pertinência. Discute ainda o papel da linguagem verbal na consciência de si e as vantagens da educação não formal para os trabalhos com criatividade. |
id |
UNB-32_30a5bc685a2430e42d21912ea3c80aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3063 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria.Identidade;Criatividade;Linguagem verbal;Educação não formalDe um ponto de vista privilegiado entre as teorias sobre o desenvolvimento da criatividade e a prática pedagógica em oficinas de criatividade para adolescentes, este estudo faz uma reflexão sobre as ligações intrínsecas entre autoconceito, auto-estima, pertencimento cultural e produção criativa. Conclui que quanto mais um indivíduo é independente e cônscio de si, mais a sua originalidade, característica essencial do ato criativo, manifesta-se com facilidade e pertinência. Discute ainda o papel da linguagem verbal na consciência de si e as vantagens da educação não formal para os trabalhos com criatividade. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/306310.26512/lc.v8i15.3063Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246Linhas Críticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-2461981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063/2758Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Giglio, Zula2022-09-09T14:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3063Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:29:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
title |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
spellingShingle |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. Garcia Giglio, Zula Identidade; Criatividade; Linguagem verbal; Educação não formal |
title_short |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
title_full |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
title_fullStr |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
title_full_unstemmed |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
title_sort |
A criatividade, o eu e a educação não formal: os frutos da parceria. |
author |
Garcia Giglio, Zula |
author_facet |
Garcia Giglio, Zula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Giglio, Zula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade; Criatividade; Linguagem verbal; Educação não formal |
topic |
Identidade; Criatividade; Linguagem verbal; Educação não formal |
description |
De um ponto de vista privilegiado entre as teorias sobre o desenvolvimento da criatividade e a prática pedagógica em oficinas de criatividade para adolescentes, este estudo faz uma reflexão sobre as ligações intrínsecas entre autoconceito, auto-estima, pertencimento cultural e produção criativa. Conclui que quanto mais um indivíduo é independente e cônscio de si, mais a sua originalidade, característica essencial do ato criativo, manifesta-se com facilidade e pertinência. Discute ainda o papel da linguagem verbal na consciência de si e as vantagens da educação não formal para os trabalhos com criatividade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063 10.26512/lc.v8i15.3063 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v8i15.3063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3063/2758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246 Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246 Linhas Críticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 231-246 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v8i15 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284933697536 |