Promover a criatividade em contexto educativo formal e não-formal em alunos do 2.º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39581 |
Resumo: | Num mundo exponencialmente tecnológico, desenvolver competências que não podem ser automatizadas, como a criatividade, é uma necessidade cada vez mais urgente. Posto isto, o presente estudo teve como finalidade conceber, produzir, implementar e avaliar estratégias e atividades relacionadas com a área das Ciências focadas na promoção da criatividade em alunos do 2º Ciclo de Ensino Básico (CEB), procurando responder à questão de investigação “Qual o impacte das estratégias adotadas e das atividades concebidas e produzidas no desenvolvimento da criatividade em alunos do 2º CEB?” De modo a situar a presente investigação num quadro metodológico e numa visão ideológica, o paradigma desta investigação surge como interpretativo, de natureza qualitativa, uma vez que o propósito do mesmo foi compreender como é que as estratégias adotadas e as atividades concebidas e produzidas contribuíram no desenvolvimento da criatividade em alunos do 2º CEB. Para tal, implementou-se dois testes da criatividade e recorreu-se às produções escritas dos participantes e ao diário do investigador para realizar a análise dos dados através de uma rúbrica desenvolvida de avaliação das capacidades criativas. Os resultados obtidos revelam que as estratégias adotadas e as atividades concebidas e implementadas tiveram impactes no desenvolvimento das capacidades criativas dos participantes, verificando-se níveis superiores em relação ao levantamento inicial. O contributo deste estudo, ainda que modestamente, foi o de conceber e implementar estratégias e atividades que visem a promoção da criatividade em contexto educativo formal e não-formal em alunos do 2º CEB. |
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