O contexto educacional e sua influência na criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3055
Resumo: Após focalizar alguns mitos associados à criatividade e contribuições teóricas recentes que dão destaque à  criatividade como fenômeno multifacetado e determinado de forma complexa, são apontadas no artigo razões que justificam a necessidade de se promover na escola o desenvolvimento da capacidade criativa, bem como comportamentos típicos do professor para propiciar a criatividade. O artigo finaliza apresentando dados de pesquisa da autora sobre criatividade no contexto universitário, descrevendo especialmente características do professor universitário facilitador e do professor universitário inibidor da criatividade no que diz respeito a práticas pedagógicas, qualidade da relação professor -aluno e traços de personalidade, comparando os resultados obtidos com dados levantados por outros pesquisadores.   
id UNB-32_4cddbef6619fc88edf5c5437c6c1f0b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3055
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O contexto educacional e sua influência na criatividadeCriatividade;ProfessorEnsino superiorApós focalizar alguns mitos associados à criatividade e contribuições teóricas recentes que dão destaque à  criatividade como fenômeno multifacetado e determinado de forma complexa, são apontadas no artigo razões que justificam a necessidade de se promover na escola o desenvolvimento da capacidade criativa, bem como comportamentos típicos do professor para propiciar a criatividade. O artigo finaliza apresentando dados de pesquisa da autora sobre criatividade no contexto universitário, descrevendo especialmente características do professor universitário facilitador e do professor universitário inibidor da criatividade no que diz respeito a práticas pedagógicas, qualidade da relação professor -aluno e traços de personalidade, comparando os resultados obtidos com dados levantados por outros pesquisadores.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/305510.26512/lc.v8i15.3055Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 165-178Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 165-178Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 165-1781981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3055/2747Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Eunice Maria Lima Soriano de2022-09-12T20:56:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3055Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-12T20:56:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto educacional e sua influência na criatividade
title O contexto educacional e sua influência na criatividade
spellingShingle O contexto educacional e sua influência na criatividade
Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
Criatividade;
Professor
Ensino superior
title_short O contexto educacional e sua influência na criatividade
title_full O contexto educacional e sua influência na criatividade
title_fullStr O contexto educacional e sua influência na criatividade
title_full_unstemmed O contexto educacional e sua influência na criatividade
title_sort O contexto educacional e sua influência na criatividade
author Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
author_facet Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade;
Professor
Ensino superior
topic Criatividade;
Professor
Ensino superior
description Após focalizar alguns mitos associados à criatividade e contribuições teóricas recentes que dão destaque à  criatividade como fenômeno multifacetado e determinado de forma complexa, são apontadas no artigo razões que justificam a necessidade de se promover na escola o desenvolvimento da capacidade criativa, bem como comportamentos típicos do professor para propiciar a criatividade. O artigo finaliza apresentando dados de pesquisa da autora sobre criatividade no contexto universitário, descrevendo especialmente características do professor universitário facilitador e do professor universitário inibidor da criatividade no que diz respeito a práticas pedagógicas, qualidade da relação professor -aluno e traços de personalidade, comparando os resultados obtidos com dados levantados por outros pesquisadores.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3055
10.26512/lc.v8i15.3055
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3055
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i15.3055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3055/2747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 165-178
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 165-178
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 165-178
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i15
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284926357505