Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255 |
Resumo: | Neste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio. |
id |
UNB-32_5cede832e5070fee419238373a8800f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3255 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos molecularesRepresentação estrutural;Simulação;Animação;Educação em ciências;Ensino de químicaNeste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/325510.26512/lc.v11i21.3255Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 285-302Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 285-302Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 285-3021981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255/2942Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiordan, MarceloGóis, Jackson2022-09-09T15:43:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3255Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:43Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
title |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
spellingShingle |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares Giordan, Marcelo Representação estrutural; Simulação; Animação; Educação em ciências; Ensino de química |
title_short |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
title_full |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
title_fullStr |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
title_full_unstemmed |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
title_sort |
Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares |
author |
Giordan, Marcelo |
author_facet |
Giordan, Marcelo Góis, Jackson |
author_role |
author |
author2 |
Góis, Jackson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordan, Marcelo Góis, Jackson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação estrutural; Simulação; Animação; Educação em ciências; Ensino de química |
topic |
Representação estrutural; Simulação; Animação; Educação em ciências; Ensino de química |
description |
Neste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255 10.26512/lc.v11i21.3255 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i21.3255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255/2942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 285-302 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 285-302 Linhas Críticas; v. 11 n. 21 (2005); 285-302 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i21 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285304893440 |