Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Miriam Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234616
Resumo: A música é uma forma de linguagem, presente na vida do ser humano desde a tenra infância e faz parte da realidade de diferentes culturas. Por sua relevância, inserimo-la no espaço escolar, fazendo-se conexão de seus elementos às outras áreas de conhecimento. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal do interior paulista, com crianças do ensino fundamental, na faixa etária de sete a nove anos. Tem como objeto de estudo a Música na escola e a sua contribuição na construção de conceitos. Como pergunta problematizadora, coloca-se a seguinte questão: como o ensino de Música poderá contribuir na construção de conceitos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscamos, como objetivo geral, analisar o papel da música na escola e como as vivências musicais podem favorecer o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação à construção de conceitos. Os objetivos específicos foram conhecer elementos da linguagem musical, propor experiências com o canto, audição, execução e improvisação e construir conceitos a partir de conteúdos da Música. A metodologia constituiu-se por revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa-participante no espaço escolar, fase de trabalho de campo. As atividades desenvolvidas com os alunos exploraram os sons e as suas propriedades, a identificação de diferentes timbres, audição de músicas, o conhecimento das figuras musicais, a manipulação, a improvisação, a expressão corporal e o canto. Verificamos, como resultados, maior motivação dos alunos, melhoria nas relações interpessoais, na atenção, na concentração, além de aprimorar o aprendizado e a aquisição de elementos conceituais nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, a pesquisa teve sua relevância por apresentar como a música pode contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas.
id UNSP_8e99680575ad6fbeed5dbfe62c869c57
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234616
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamentalThe contribution of music in the construction of concepts during the first years of elementary schoolEducação musicalDesenvolvimento cognitivoFormação de conceitosEnsino fundamentalMusical educationCognitive developmentConcept formationElementary schoolA música é uma forma de linguagem, presente na vida do ser humano desde a tenra infância e faz parte da realidade de diferentes culturas. Por sua relevância, inserimo-la no espaço escolar, fazendo-se conexão de seus elementos às outras áreas de conhecimento. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal do interior paulista, com crianças do ensino fundamental, na faixa etária de sete a nove anos. Tem como objeto de estudo a Música na escola e a sua contribuição na construção de conceitos. Como pergunta problematizadora, coloca-se a seguinte questão: como o ensino de Música poderá contribuir na construção de conceitos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscamos, como objetivo geral, analisar o papel da música na escola e como as vivências musicais podem favorecer o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação à construção de conceitos. Os objetivos específicos foram conhecer elementos da linguagem musical, propor experiências com o canto, audição, execução e improvisação e construir conceitos a partir de conteúdos da Música. A metodologia constituiu-se por revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa-participante no espaço escolar, fase de trabalho de campo. As atividades desenvolvidas com os alunos exploraram os sons e as suas propriedades, a identificação de diferentes timbres, audição de músicas, o conhecimento das figuras musicais, a manipulação, a improvisação, a expressão corporal e o canto. Verificamos, como resultados, maior motivação dos alunos, melhoria nas relações interpessoais, na atenção, na concentração, além de aprimorar o aprendizado e a aquisição de elementos conceituais nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, a pesquisa teve sua relevância por apresentar como a música pode contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas.Music is a form of language present in the life of the human being from very early childhood and it is present in the reality of many different cultures. Considering its relevance, we inserted it in the school habitat, connecting its elements to other areas of knowledge. This survey was carried out in a public elementary school, situated in the interior of the state of São Paulo, with children between the ages of seven and nine. The aim of introducing music as a subject in the primary school is to verify its contribution towards the construction of concepts. Therefore we ask ourselves the vital question: could teaching music to pupils during the First years of elementary school meaningfully contribute to the construction of concepts? Our main goal was to analyze the role of music in the school environment and how musical experiences may benefit the cognitive development of the students in relation to the construction of concepts. Our specific goals were to introduce the elements of musical language to our students by proposing experiences through singing, listening, execution, improvisation and to construct concepts through musical content. The methodology was constituted by bibliographic field review. The activities that had been developed with the students included exploring sounds, their properties as well as the identification of different timbres by listening to music, learning about the musical figures, manipulation, improvising, corporal expression and singing. As a result, we observed better motivation and improvement in interpersonal relationships among the students. They also improved their concentration and learning skills besides the acquisition of concepts in the different areas of knowledge. In this sense, this survey has its relevance showing how music can improve the development of cognitive skills.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Miriam Pires2022-05-09T12:46:24Z2022-05-09T12:46:24Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Miriam Pires. Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23461633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
The contribution of music in the construction of concepts during the first years of elementary school
title Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
Borges, Miriam Pires
Educação musical
Desenvolvimento cognitivo
Formação de conceitos
Ensino fundamental
Musical education
Cognitive development
Concept formation
Elementary school
title_short Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
author Borges, Miriam Pires
author_facet Borges, Miriam Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Miriam Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Desenvolvimento cognitivo
Formação de conceitos
Ensino fundamental
Musical education
Cognitive development
Concept formation
Elementary school
topic Educação musical
Desenvolvimento cognitivo
Formação de conceitos
Ensino fundamental
Musical education
Cognitive development
Concept formation
Elementary school
description A música é uma forma de linguagem, presente na vida do ser humano desde a tenra infância e faz parte da realidade de diferentes culturas. Por sua relevância, inserimo-la no espaço escolar, fazendo-se conexão de seus elementos às outras áreas de conhecimento. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal do interior paulista, com crianças do ensino fundamental, na faixa etária de sete a nove anos. Tem como objeto de estudo a Música na escola e a sua contribuição na construção de conceitos. Como pergunta problematizadora, coloca-se a seguinte questão: como o ensino de Música poderá contribuir na construção de conceitos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscamos, como objetivo geral, analisar o papel da música na escola e como as vivências musicais podem favorecer o desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação à construção de conceitos. Os objetivos específicos foram conhecer elementos da linguagem musical, propor experiências com o canto, audição, execução e improvisação e construir conceitos a partir de conteúdos da Música. A metodologia constituiu-se por revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa-participante no espaço escolar, fase de trabalho de campo. As atividades desenvolvidas com os alunos exploraram os sons e as suas propriedades, a identificação de diferentes timbres, audição de músicas, o conhecimento das figuras musicais, a manipulação, a improvisação, a expressão corporal e o canto. Verificamos, como resultados, maior motivação dos alunos, melhoria nas relações interpessoais, na atenção, na concentração, além de aprimorar o aprendizado e a aquisição de elementos conceituais nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, a pesquisa teve sua relevância por apresentar como a música pode contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09T12:46:24Z
2022-05-09T12:46:24Z
2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Miriam Pires. Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/234616
33004110040P5
identifier_str_mv BORGES, Miriam Pires. Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/234616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128125254500352