O silêncio dos docentes: uma nova configuração?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Danilo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3497
Resumo: O presente ensaio traz uma indagação filosófica a respeito do que descreve como condição existencial silenciosa do docente. Uma vez posto em questão o seu silenciamento, o autor visa encontrar os traços da configuração do silêncio docente. Quando não há mais evidências de um silenciamento ostensivo e explícito, por que ainda silenciaria o docente? Tal investigação visa examinar a desistência ética e política da palavra, analisar a dimensão efetiva da ação docente, em seu desgaste e correlativo sentimento de déficit existencial. O autor procura aprofundar a hipótese de que o atual silenciamento docente tornou-se um modus vivendi, que exige de nós esforços para entender as implicações institucionais e existenciais do trabalho efetivo da docência. O que poderia sugerir desencorajamento em relação às possibilidades de superar as condições efetivas da ação docente nos aponta as possibilidades de transformação das condições adversas, graças mesmo ao fundo silencioso de nossa experiência e do corpo humano.
id UNB-32_6337b9fe0e6f8ae743c66b9ef642f2f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3497
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O silêncio dos docentes: uma nova configuração?Docência;Corpo;Silêncio;Formação;Existência;EfetividadeO presente ensaio traz uma indagação filosófica a respeito do que descreve como condição existencial silenciosa do docente. Uma vez posto em questão o seu silenciamento, o autor visa encontrar os traços da configuração do silêncio docente. Quando não há mais evidências de um silenciamento ostensivo e explícito, por que ainda silenciaria o docente? Tal investigação visa examinar a desistência ética e política da palavra, analisar a dimensão efetiva da ação docente, em seu desgaste e correlativo sentimento de déficit existencial. O autor procura aprofundar a hipótese de que o atual silenciamento docente tornou-se um modus vivendi, que exige de nós esforços para entender as implicações institucionais e existenciais do trabalho efetivo da docência. O que poderia sugerir desencorajamento em relação às possibilidades de superar as condições efetivas da ação docente nos aponta as possibilidades de transformação das condições adversas, graças mesmo ao fundo silencioso de nossa experiência e do corpo humano.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/349710.26512/lc.v14i27.3497Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 301-318Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 301-318Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 27 (2008); 301-3181981-04311516-489610.26512/lc.v14i27reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3497/3186Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Danilo2022-09-09T16:15:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3497Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:15:42Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
title O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
spellingShingle O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
Almeida, Danilo
Docência;
Corpo;
Silêncio;
Formação;
Existência;
Efetividade
title_short O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
title_full O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
title_fullStr O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
title_full_unstemmed O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
title_sort O silêncio dos docentes: uma nova configuração?
author Almeida, Danilo
author_facet Almeida, Danilo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Docência;
Corpo;
Silêncio;
Formação;
Existência;
Efetividade
topic Docência;
Corpo;
Silêncio;
Formação;
Existência;
Efetividade
description O presente ensaio traz uma indagação filosófica a respeito do que descreve como condição existencial silenciosa do docente. Uma vez posto em questão o seu silenciamento, o autor visa encontrar os traços da configuração do silêncio docente. Quando não há mais evidências de um silenciamento ostensivo e explícito, por que ainda silenciaria o docente? Tal investigação visa examinar a desistência ética e política da palavra, analisar a dimensão efetiva da ação docente, em seu desgaste e correlativo sentimento de déficit existencial. O autor procura aprofundar a hipótese de que o atual silenciamento docente tornou-se um modus vivendi, que exige de nós esforços para entender as implicações institucionais e existenciais do trabalho efetivo da docência. O que poderia sugerir desencorajamento em relação às possibilidades de superar as condições efetivas da ação docente nos aponta as possibilidades de transformação das condições adversas, graças mesmo ao fundo silencioso de nossa experiência e do corpo humano.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3497
10.26512/lc.v14i27.3497
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3497
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i27.3497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3497/3186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 301-318
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 301-318
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 27 (2008); 301-318
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i27
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285390876672