Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Benigna Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3283
Resumo: O texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. Conclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência d feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formação e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Com esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura.
id UNB-32_7dca1bef695d74950b38d3595e2efb99
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3283
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafioAvaliação;Avaliação formativa;Formação de professores;Feedback;Avaliação informal;AutoavaliaçãoO texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. Conclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência d feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formação e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Com esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/328310.26512/lc.v12i22.3283Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 75-90Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 75-90Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 75-901981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3283/2966Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillas Boas, Benigna Maria2022-09-09T15:48:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3283Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:15Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
title Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
spellingShingle Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
Villas Boas, Benigna Maria
Avaliação;
Avaliação formativa;
Formação de professores;
Feedback;
Avaliação informal;
Autoavaliação
title_short Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
title_full Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
title_fullStr Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
title_full_unstemmed Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
title_sort Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
author Villas Boas, Benigna Maria
author_facet Villas Boas, Benigna Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação;
Avaliação formativa;
Formação de professores;
Feedback;
Avaliação informal;
Autoavaliação
topic Avaliação;
Avaliação formativa;
Formação de professores;
Feedback;
Avaliação informal;
Autoavaliação
description O texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. Conclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência d feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formação e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Com esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3283
10.26512/lc.v12i22.3283
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3283
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i22.3283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3283/2966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 75-90
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 75-90
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 75-90
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i22
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285314330624