A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalila Andrade de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214
Resumo: O presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais.
id UNB-32_a0699fd153a866f03523966699a5aaa0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3214
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalizaçãoPolítica educacional;Política social;Reforma educacional;Educação;América LatinaO presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/321410.26512/lc.v11i20.3214Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-401981-04311516-489610.26512/lc.v11i20reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214/2899Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila Andrade de2022-09-09T15:39:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3214Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:39:54Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
title A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
spellingShingle A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
Oliveira, Dalila Andrade de
Política educacional;
Política social;
Reforma educacional;
Educação;
América Latina
title_short A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
title_full A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
title_fullStr A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
title_full_unstemmed A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
title_sort A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
author Oliveira, Dalila Andrade de
author_facet Oliveira, Dalila Andrade de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalila Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional;
Política social;
Reforma educacional;
Educação;
América Latina
topic Política educacional;
Política social;
Reforma educacional;
Educação;
América Latina
description O presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214
10.26512/lc.v11i20.3214
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i20.3214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214/2899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i20
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285006049280