O que é inclusão digital? um novo referencial teórico
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3554 |
Resumo: | A ênfase difusionista tem predominado nas teorizações, políticas e práticas acerca da inclusão digital, marcando iniciativas em geral voltadas à expansão do acesso da população a computadores e outras tecnologias digitais. O presente artigo sintetiza e problematiza elementos principais de tal ênfase ”“ dada sua limitada abrangência do complexo fenômeno ”“ a partir da problemática brasileira e propõe uma nova perspectiva teórica a partir das teorizações de Pierre Rabardel. Os autores descrevem e analisam processos-chave de experiências de inclusão digital que se compõem de várias etapas de ensino: os níveis de saber digital, os níveis de conhecimento digital e seus desdobramentos. A perspectiva teórica proposta estabelece ainda uma visão sistêmica do processo de inclusão digital desdobrada em seis princípios de sustentabilidade e propõe diretrizes para a multiplicação de práticas e programas de inclusão digital no Brasil. |
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O que é inclusão digital? um novo referencial teóricoInclusão digital;Tecnologias digitais;Ensino;Cognição;SustentabilidadeA ênfase difusionista tem predominado nas teorizações, políticas e práticas acerca da inclusão digital, marcando iniciativas em geral voltadas à expansão do acesso da população a computadores e outras tecnologias digitais. O presente artigo sintetiza e problematiza elementos principais de tal ênfase ”“ dada sua limitada abrangência do complexo fenômeno ”“ a partir da problemática brasileira e propõe uma nova perspectiva teórica a partir das teorizações de Pierre Rabardel. Os autores descrevem e analisam processos-chave de experiências de inclusão digital que se compõem de várias etapas de ensino: os níveis de saber digital, os níveis de conhecimento digital e seus desdobramentos. A perspectiva teórica proposta estabelece ainda uma visão sistêmica do processo de inclusão digital desdobrada em seis princípios de sustentabilidade e propõe diretrizes para a multiplicação de práticas e programas de inclusão digital no Brasil.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/355410.26512/lc.v15i29.3554Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 345-362Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 345-362Linhas Críticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 345-3621981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3554/3240Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges Neto, HermínioRodrigues, Eduardo Santos Junqueira2022-09-09T16:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3554Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:48Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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