Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barbato, Silviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3322
Resumo: Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.
id UNB-32_af79629cfff9a52bc8509124764ab5d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3322
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotoresInclusão escolar;Concepções de professores;Reabilitação;Professores hospitaleres;Distúrbios neuromotoresBuscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/332210.26512/lc.v12i23.3322Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 245-262Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 245-262Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 23 (2006); 245-2621981-04311516-489610.26512/lc.v12i23reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3322/3008Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, PauloBarbato, Silviane2022-09-09T15:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3322Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:51:40Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
title Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
spellingShingle Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
Santos, Paulo
Inclusão escolar;
Concepções de professores;
Reabilitação;
Professores hospitaleres;
Distúrbios neuromotores
title_short Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
title_full Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
title_fullStr Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
title_full_unstemmed Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
title_sort Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
author Santos, Paulo
author_facet Santos, Paulo
Barbato, Silviane
author_role author
author2 Barbato, Silviane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo
Barbato, Silviane
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar;
Concepções de professores;
Reabilitação;
Professores hospitaleres;
Distúrbios neuromotores
topic Inclusão escolar;
Concepções de professores;
Reabilitação;
Professores hospitaleres;
Distúrbios neuromotores
description Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3322
10.26512/lc.v12i23.3322
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3322
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i23.3322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3322/3008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 23 (2006); 245-262
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 23 (2006); 245-262
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 23 (2006); 245-262
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i23
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285330059264