Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais. |
id |
UNB-32_b2ac8df71b9f3030c4f719fa84681711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3481 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questãoEducação Especial;Formação de professores;; Inclusão;dentidade docente;Profissionalidade docenteNeste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/348110.26512/lc.v14i27.3481Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 209-226Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 209-226Linhas Críticas; v. 14 n. 27 (2008); 209-2261981-04311516-489610.26512/lc.v14i27reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481/3169Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiems, Maria Edith2022-09-09T16:15:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3481Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:15:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
title |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
spellingShingle |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão Siems, Maria Edith Educação Especial; Formação de professores; ; Inclusão; dentidade docente; Profissionalidade docente |
title_short |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
title_full |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
title_fullStr |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
title_full_unstemmed |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
title_sort |
Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão |
author |
Siems, Maria Edith |
author_facet |
Siems, Maria Edith |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siems, Maria Edith |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial; Formação de professores; ; Inclusão; dentidade docente; Profissionalidade docente |
topic |
Educação Especial; Formação de professores; ; Inclusão; dentidade docente; Profissionalidade docente |
description |
Neste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481 10.26512/lc.v14i27.3481 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v14i27.3481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481/3169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 209-226 Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 209-226 Linhas Críticas; v. 14 n. 27 (2008); 209-226 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v14i27 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285384585216 |