Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siems, Maria Edith
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481
Resumo: Neste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais.
id UNB-32_b2ac8df71b9f3030c4f719fa84681711
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3481
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questãoEducação Especial;Formação de professores;; Inclusão;dentidade docente;Profissionalidade docenteNeste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/348110.26512/lc.v14i27.3481Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 209-226Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 209-226Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 27 (2008); 209-2261981-04311516-489610.26512/lc.v14i27reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481/3169Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiems, Maria Edith2022-09-09T16:15:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3481Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:15:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
title Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
spellingShingle Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
Siems, Maria Edith
Educação Especial;
Formação de professores;
; Inclusão;
dentidade docente;
Profissionalidade docente
title_short Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
title_full Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
title_fullStr Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
title_full_unstemmed Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
title_sort Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão
author Siems, Maria Edith
author_facet Siems, Maria Edith
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siems, Maria Edith
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial;
Formação de professores;
; Inclusão;
dentidade docente;
Profissionalidade docente
topic Educação Especial;
Formação de professores;
; Inclusão;
dentidade docente;
Profissionalidade docente
description Neste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481
10.26512/lc.v14i27.3481
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i27.3481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3481/3169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 27 (2008); 209-226
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 27 (2008); 209-226
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 27 (2008); 209-226
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i27
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285384585216