Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873 |
Resumo: | O artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação. |
id |
UNB-32_b98c163a3f66480a704092ae1c52539f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2873 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validationPercepções de justiça dos professores do ensino superior - desenvolvimento e validação de um instrumento de medidaEnsino superior;Percepções de justiça;Implicação organizacionalO artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/287310.26512/lc.v6i11.2873Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 131-154Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 131-154Linhas Críticas; v. 6 n. 11 (2000); 131-1541981-04311516-489610.26512/lc.v6i11reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873/2579Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRego, Arménio2022-09-09T16:52:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2873Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:52:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation Percepções de justiça dos professores do ensino superior - desenvolvimento e validação de um instrumento de medida |
title |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation |
spellingShingle |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation Rego, Arménio Ensino superior; Percepções de justiça; Implicação organizacional |
title_short |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation |
title_full |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation |
title_fullStr |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation |
title_full_unstemmed |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation |
title_sort |
Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation |
author |
Rego, Arménio |
author_facet |
Rego, Arménio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Arménio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior; Percepções de justiça; Implicação organizacional |
topic |
Ensino superior; Percepções de justiça; Implicação organizacional |
description |
O artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873 10.26512/lc.v6i11.2873 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v6i11.2873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 131-154 Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 131-154 Linhas Críticas; v. 6 n. 11 (2000); 131-154 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v6i11 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284615979008 |