Maria Montessori e seu método

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Magda Suely Pereira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914
Resumo: Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil.   
id UNB-32_d9c77bae45f3aaff434968704898181b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2914
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Maria Montessori e seu métodoEducação do Homem Consciente Linha;Materiais pedagógicos;MontessoriNeste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/291410.26512/lc.v7i13.2914Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 305-320Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 305-320Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 13 (2001); 305-3201981-04311516-489610.26512/lc.v7i13reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914/2618Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Magda Suely Pereira2022-09-09T14:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2914Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:16:33Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Montessori e seu método
title Maria Montessori e seu método
spellingShingle Maria Montessori e seu método
Costa, Magda Suely Pereira
Educação do Homem Consciente Linha;
Materiais pedagógicos;
Montessori
title_short Maria Montessori e seu método
title_full Maria Montessori e seu método
title_fullStr Maria Montessori e seu método
title_full_unstemmed Maria Montessori e seu método
title_sort Maria Montessori e seu método
author Costa, Magda Suely Pereira
author_facet Costa, Magda Suely Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Magda Suely Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Homem Consciente Linha;
Materiais pedagógicos;
Montessori
topic Educação do Homem Consciente Linha;
Materiais pedagógicos;
Montessori
description Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914
10.26512/lc.v7i13.2914
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914
identifier_str_mv 10.26512/lc.v7i13.2914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914/2618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 305-320
Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 305-320
Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 13 (2001); 305-320
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v7i13
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284910628864