Maria Montessori e seu método
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914 |
Resumo: | Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil. |
id |
UNB-32_d9c77bae45f3aaff434968704898181b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2914 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Montessori e seu métodoEducação do Homem Consciente Linha;Materiais pedagógicos;MontessoriNeste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/291410.26512/lc.v7i13.2914Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 305-320Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 305-320Linhas Críticas; v. 7 n. 13 (2001); 305-3201981-04311516-489610.26512/lc.v7i13reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914/2618Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Magda Suely Pereira2022-09-09T14:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2914Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:16:33Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maria Montessori e seu método |
title |
Maria Montessori e seu método |
spellingShingle |
Maria Montessori e seu método Costa, Magda Suely Pereira Educação do Homem Consciente Linha; Materiais pedagógicos; Montessori |
title_short |
Maria Montessori e seu método |
title_full |
Maria Montessori e seu método |
title_fullStr |
Maria Montessori e seu método |
title_full_unstemmed |
Maria Montessori e seu método |
title_sort |
Maria Montessori e seu método |
author |
Costa, Magda Suely Pereira |
author_facet |
Costa, Magda Suely Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Magda Suely Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Homem Consciente Linha; Materiais pedagógicos; Montessori |
topic |
Educação do Homem Consciente Linha; Materiais pedagógicos; Montessori |
description |
Neste artigo, a autora desenvolve reflexões sobre o Método Montessori, que há um século, por volta de 1907, já propunha uma educação libertadora para a criança, valorizando-a como um ser pensante e capaz de responder aos apelos do real, visando a formação de uma personalidade autônoma e do Homem Consciente. Esse método, além de adotar uma perpectiva filosófica e metodológica para atender a criança, construindo materiais pedagógicos específicos e estratégias pcdagógicas. introduz a "Linha", que constitui a base da educação montessoriana. Maria Montessori revolucionou estruturas convencionais de assimilação do mundo adulto pela criança, sendo que muitos procedimentos adotados em seu método, os quais poderiam parecer anacrônicos na época atual, ainda continuam a ensejar muitos adeptos, representando um avanço no campo da pedagogia infantil. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914 10.26512/lc.v7i13.2914 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v7i13.2914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2914/2618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 7 No. 13 (2001); 305-320 Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 13 (2001); 305-320 Linhas Críticas; v. 7 n. 13 (2001); 305-320 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v7i13 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284910628864 |