A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belé, Marilia Tomaz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.
id UNEB-8_e058444ac2a24e31d006d1d33e48124c
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5462
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágioThe contribution of the Montessori method at Escola Vila de Maria to the internship fieldMétodo MontessoriPedagogiaFormaçãoEstágioO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.This work is a case study carried out in an Early Childhood Education and Early Years school. The general objective was to understand how the Montessori method contributed to the internship experience. The specific objectives focused on describing the classroom and recording the contribution of the experience to the internship field. It was evident that the Montessori method greatly contributes to child development. The classroom is in fact a laboratory for learning and culture with the children's world. The experience contributed to the perspective of my training as a critical and reflective teacher-researcher, as Montessori pedagogy has at its core respect and autonomy for the world of children; principles that made me understand the experience in its entirety. For the basis of the work, we sought theoretical references that bring the conception of pedagogy with education science (José Carlo Libâneo) of the internship as a field of research (Selma Garrido Pimenta) and the Montessori method taking as reference the works Childhood, Absorbing Mind and the child's mind.UNEBRios, Rita CristinaSilva, Antoneide Santos AlmeidaSousa, Clara Maria Miranda deBelé, Marilia Tomaz2024-06-03T19:28:00Z2024-06-03T19:28:00Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-04T03:00:37Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5462Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-04T03:00:37Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
The contribution of the Montessori method at Escola Vila de Maria to the internship field
title A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
spellingShingle A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
Belé, Marilia Tomaz
Método Montessori
Pedagogia
Formação
Estágio
title_short A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
title_full A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
title_fullStr A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
title_full_unstemmed A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
title_sort A contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio
author Belé, Marilia Tomaz
author_facet Belé, Marilia Tomaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Rita Cristina
Silva, Antoneide Santos Almeida
Sousa, Clara Maria Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Belé, Marilia Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Método Montessori
Pedagogia
Formação
Estágio
topic Método Montessori
Pedagogia
Formação
Estágio
description O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-06-03T19:28:00Z
2024-06-03T19:28:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151248162816